Hospital Regional de Araranguá anuncia abertura de seis novos leitos de UTI Covid

O IMAS comemora a conquista pois o hospital foi o que mais ampliou vagas de UTI no Extremo Sul de Santa Catarina durante a pandemia


O Instituto Maria Schmitt-IMAS, entidade que administra o Hospital Regional de Araranguá Deputado Affonso Guizzo anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 3, que colocou em funcionamento seis novos leitos de UTI para pacientes infectados pela Covid-19. A notícia que representa um importante avanço na assistência à saúde é resultado do esforço do IMAS em conjunto com o Governo do Estado por meio da secretaria da Saúde. “É uma conquista importante que demonstra o comprometimento da entidade em fazer uma gestão eficiente. O IMAS que busca constantemente o aprimoramento dos seus serviços e trabalha com foco em ações resolutivas e humanizadas, explicou Rafael Bonfada, diretor-geral da unidade.

Segundo Bonfada, foi necessário muito planejamento e agilidade da equipe técnica para que o hospital pudesse ter condições de receber 40 leitos de unidade de terapia intensiva-UTI. “Há pouco mais de dois anos quando assumimos a administração, não existia a possibilidade de ampliação. Planejamos, realizamos investimentos na estrutura física, equipamentos, fizemos novas contratações ampliando em mais de 40% o número de profissionais especializados, mudamos fluxos internos, conseguimos construir um ambiente adequado, organizado e qualificado para a regulamentação e a soma de todo esse esforço resultou em melhorias como estas novas ampliações” detalhou. O diretor destacou ainda o envolvimento e dedicação do deputado estadual José Milton Scheffer auxiliou diretamente na conquista das novas vagas. O parlamentar participou ativamente de todas as discussões e endossou o pedido da comunidade regional junto ao Governo do Estado.

Agilidade na abertura
No início da pandemia, em fevereiro do ano passado, o HRA contava com apenas 10 leitos de UTI, agora são 26 vagas, sendo 18 de UTI Covid e  oito (8) leitos de UTI Geral. Na semana passada o Governo do Estado anunciou a liberação de recursos para a implantação de 20 novos leitos de UTI Covid, sendo que nesta quarta-feira, dia 31, os primeiros seis (6) já estão em funcionamento, ampliando para 32 o número de leitos exclusivos ao tratamento emergencial e intensivo da Covid-19. 

O abastecimento de oxigênio também ganhou reforço. O reservatório do HRA que era de três mil metros cúbicos teve sua capacidade dobrada, oferecendo seis mil metros cúbicos de oxigênio no tanque já instalado. “Em um momento crucial como esse de enfrentamento a pandemia, onde a maioria dos hospitais do Brasil vivem problemas estruturais e de abastecimento, nós estamos trabalhando sem descanso, nos doando ao máximo para proporcionar um atendimento seguro à população. Por isso reforçamos nosso pedido, que sigam as orientações de prevenção e procurem o hospital somente em casos de extrema urgência” destacou o médico Dr. Eduardo Ali Dominguez, diretor-técnico do HRA.

Fonte e Imagens: Morgana Daniel

Veja também