Hotel Laje de Pedra: uma parte da História do país

 Na Serra Gaúcha, o local foi palco da assinatura do Tratado do Mercosul

 

Em fevereiro de 1992 o Hotel Laje de Pedra, de Canela, na charmosa Serra Gaúcha, entrou para a História do nosso país com um episódio importante. Ele foi palco da assinatura do Tratado do Mercosul, recebendo os 4 Presidentes dos países membros: Fernando Collor de Melo (Brasil), Carlos Menem (Argentina), André Rodriguez (Paraguai), Alberto Lacalle (Uruguai) e o Ministro de Relações Exteriores Chileno, Enrique Silva Cimma.

Dentre as opções de locais na região, o Laje de Pedra foi o escolhido para sediar o evento depois de uma conversa entre a Diretora Operacional do Hotel Maria Thereza Druck Bastide e Leda Collor, mãe do Presidente da República, que se conheciam através de amizade comum. Leda soube então sobre os diferenciais do empreendimento, o único com 28mil m² de área construída e localização privilegiada que facilitaria a segurança do entorno. Além disso, contava com duas suítes presidenciais e outras acomodações que poderiam ser adaptadas facilmente para esta finalidade. A conversa foi decisiva e no mesmo dia o Laje de Pedra foi o eleito do Presidente.

Durante o evento, tudo ocorreu conforme planejado. Inclusive as refeições dos 2.000 militares responsáveis pela Segurança do hotel foram preparadas internamente. O atendimento e os serviços prestados surpreenderam de tal forma que renderam nota 10 do Itamaraty, cuja escola diplomática da época era considerada a mais rigorosa do mundo.

Por isso, o Centro de Convenções Mercosul do Hotel foi batizado dessa forma. Salões, teatro, auditório e salas de apoio formam este complexo de referência em eventos da região.

Veja também