iCatarina: Plataforma de armazenamento de dados do estado é apresentada na Unesc

Numa parceria da Acafe e Governo do Estado de Santa Catarina, a plataforma ficará à disposição da comunidade


Imagine ter todas as informações sobre o estado que você vive reunidas em um mesmo endereço? E, melhor ainda, a apenas um clique? Você pode até dizer que isso já é possível por meio das ferramentas de busca, porém, conectar os dados sobre Santa Catarina, de forma intuitiva, organizada e de fácil acesso, será realidade graças à plataforma iCatarina, lançada oficialmente na Unesc nesta terça-feira (29/03).

O projeto, realizado em parceria entre a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Sistema Acafe) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), oferece ainda mais recursos ao formato da Plataforma On.

A Unesc é uma das parceiras e recebeu a apresentação da iniciativa na manhã desta terça-feira em evento prestigiado por lideranças estaduais. “A Unesc tem a satisfação de participar, junto às demais Universidades Comunitárias de Santa Catarina por meio do Sistema Acafe, da construção da nova plataforma que buscará identificar todas as iniciativas que envolvem ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em cena no estado, sejam proposições do sistema público, do setor produtivo ou das demais entidades educacionais. Na nossa região, a Unesc ficará responsável por fazer a coleta de todas estas informações, transformá-las em indicadores e colocá-las na plataforma”, relata a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Ainda para ela, este é um processo que buscará conectar todas as iniciativas, potencializando as capacidades e expertises que cada uma tem. “Tudo isso relacionado à nossa região, ao nosso estado, ao país e com vistas, inclusive, a prospecções internacionais. Com isso, fomentando o desenvolvimento. Em síntese, poderá oportunizar aumento de  emprego, renda, de receita, portanto, de desenvolvimento”, conclui a Reitora.

Inovações como o iCatarina estão entre os focos da Unesc, visto que a Universidade possui a Graduação Multi, um novo modelo de ensino, no qual os acadêmicos cursam a sua graduação de forma mais prática, multidisciplinar e participando de experiências inovadoras, pautadas em tecnologias de ponta, os preparando para o mercado de trabalho.

Mapeamento

Em síntese, o iCatarina é o mapeamento do ecossistema de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado e estará à disposição a partir de julho. 

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Luciano Buligon, a inovação tem que servir também para reunir os potenciais. “É preciso fazer com que os saberes de Santa Catarina sejam de fácil acesso. O nosso estado tem muitas conquistas, não só do Governo, mas principalmente da força do trabalho dos catarinenses, do empreendedorismo, para que unamos tudo isso em uma só plataforma como uma demonstração da nossa força, da nossa pujança. Esta é a nossa ideia. De unir os saberes a partir da plataforma e assim trazer os demais parceiros, federações, Universidades, o Sistema S”, frisa.

Na palestra “Os Três Pilares da Transformação”, proferida durante o lançamento do iCatarina, Buligon levantou alguns exemplos, como o Produto Interno Bruno (PIB) catarinense que ele diz ter sido maior que o da China em 2021. “Quem sabe disso? Se já existisse, esta plataforma iria contar. É esta a construção que nós queremos: usar a inovação para uma melhor competitividade do nosso estado. Tudo em um local de fácil acesso, aberto, que mostre para todo o Brasil e para quem quer consultar quais são as conquistas de Santa Catarina, os números e, principalmente, as nossas competitividades”, expôs o secretário para um Auditório Ruy Hülse lotado.

O nascimento do projeto

A ideia, conta o coordenador da plataforma de inovação do Sistema Acafe, Adriano Rodrigues, surgiu há dois anos e, com a chegada de novos parceiros, foi ganhando volume e expandindo. “Iniciamos a estruturação da Plataforma On, que teve a participação da vice-presidente da Acafe, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável percebeu isso, e para não iniciar do zero, pegou o movimento, então incorporamos o iCatarina dentro da Plataforma On”, destaca Rodrigues. 

O iCatarina será constantemente alimentado por uma equipe de pesquisadores e supervisores, espalhados por todo estado, ligados às Universidades da Acafe. “A plataforma fica por conta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e foi contratada junto à Acafe para fazer o desenvolvimento e a execução. Estamos com a equipe montada e, após as apresentações pelo estado, ela começa a discutir com os atores para, em seis meses, já vermos movimentos dentro da plataforma”, afirma.

De grande relevância

Ao falar do projeto, o coordenador da plataforma de inovação da Acafe, lembra que Santa Catarina é o estado mais inovador do Brasil. “É um estado que vem se transformando por meio da tecnologia, que tem 15 centros de inovação integrados com setor público e privado. As competências de Santa Catarina precisam ser mapeadas, então cada instituição de ensino, o Sistema S, os parceiros como Fecam e Facisc, têm competência que são trabalhadas internamente e nós precisamos de uma plataforma que coloque tudo isso em um único ambiente para promover um debate. A Plataforma On é uma ferramenta muito simples: ela reúne todas as competências do Sistema Acafe e dos parceiros para tornar-se um instrumento de transformação da sociedade, em especial dos setores públicos e privados. Tudo ficará à disposição da sociedade por meio de um clique. É uma alegria estar na Unesc porque é uma instituição muito conectada com a sua região, com o seu ecossistema já construindo”, observa.

Fonte: Marciano Bortolin / Agecom - Agência de Comunicação Unesc
Imagens: Catarina Marciano

Veja também