Início da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado

Abertura memorável com a Orquestra Sinfônica de Gramado

Foi uma festa de abertura memorável, como merecia a histórica 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado. No fim da tarde dessa sexta-feira, 18 de agosto, o público presente na Rua Coberta presenciou um espetáculo protagonizado pela Orquestra Sinfônica de Gramado e pelo grande astro dessa primeira noite de exibições no Palácio dos Festivais: o maestro João Carlos Martins, cuja cine-biografia “João, O Maestro”, foi o filme hors-concours  exibido no Palácio dos Festivais. O maestro conquistou a plateia de Gramado e circulava pelo Tapete Vermelho sob aplausos, gritos de fãs e pedidos de fotografia.

“Estou muito honrado de hoje estar à frente dessa orquestra que me emocionou pela qualidade dos músicos e do maestro”, elogiou Martins, antes de iniciar a regência do corpo de instrumentistas.

O público se deleitou com a interpretação da canção tema do filme “A Missão” (1986), na qual Martins destacou a performance do oboísta Julio César Wagner. Depois de reger a peça, o maestro voltou às suas origens musicais, assumindo o piano.

Considerado virtuose no instrumento desde a infância, ele foi obrigado a parar de tocar após sucessivos acidentes que reduziram os movimentos das mãos. Apesar da limitação, o desempenho de João Carlos Martins mereceu aplausos em cena aberta, após um solo durante a execução da canção-tema de “Cinema Paradiso”.

O maestro voltou a reverenciar os músicos em várias oportunidades, inclusive quando subiu ao palco principal do Palácio dos Festivais para falar sobre o filme que o retrata: “É uma orquestra que orgulha não só gramadenses e gaúchos, mas todos os brasileiros apreciadores da boa música”.

Repertório de filmes do começo ao fim do concerto

Se o maestro João Carlos Martins escolheu interpretar um repertório todo dedicado à obra do compositor italiano Enio Morriconi, vencedor de vários Oscars de melhor canção ao longo de sua vida, a própria Orquestra Sinfônica de Gramado selecionou trilhas sonoras que marcaram o cinema internacional.

A abertura do concerto da tarde de sexta-feira, antes da entrada em cena do maestro famoso, foi com a trilha sonora do filme Piratas do Caribe. Depois, os músicos entoaram acordes de clássicos do suspense, o tema mais famoso de “Cantando na Chuva” e encerraram a primeira parte da apresentação com a música de “O Último dos Moicanos”, dessa vez com a participação especial do peruano Alexander Castro, que deu um toque especial à apresentação com instrumentos de sopro indígenas – a flauta pan e o quenacho.

Satisfeito com o desempenho de seus comandados, o maestro tradicional da Sinfônica de Gramado, Bernardo Grings, lembrou que o conjunto de instrumentistas foi criado em 2011, e que o trabalho ainda é recente. “Quando se fala em orquestra, geralmente são instituições centenárias, como a Filarmônica de Berlim”, exemplificou.

Além da recente criação, a de Gramado ensaia de forma fixa apenas no segundo semestre do ano, período em que se concentram mais eventos na cidade. “Mas trabalhamos muito o repertório, trabalhamos as leituras e interpretações e assim conseguimos um resultado de excelência”, completa.

Discursos exaltam empenho comunitário

As autoridades que foram ao microfone na tardinha da sexta-feira destacaram o empenho da comunidade gramadense na realização do Festival, que chega aos seus 45 anos em 2017. “Quero agradecer a todos os trabalhadores do festival e também aos anônimos. É preciso muito esforço, e às vezes até abrir mão de outros afazeres ou do convívio familiar para viabilizar essa festa maravilhosa”, referiu o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo.

O secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, começou seu discurso reverenciando “essa inigualável comunidade que serve de exemplo para todo o Brasil por conjugar cultura e turismo” de maneira única.

Já o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, o Fedoca, foi sucinto em sua fala e fez questão de exaltar o presente para os gramadenses que foi o concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado e as atividades abertas do Festival de Cinema. “É uma parceria histórica maravilhosa entre a música e o cinema”, referiu.

Pioneiros do festival homenageados na primeira noite

Quatro figuras icônicas do Festival de Cinema de Gramado foram homenageadas na noite de abertura dessa 45ª edição do evento. A reverência foi uma forma de reconhecer publicamente a contribuição que essas personalidades deram ao logo da trajetória de 45 anos do mais tradicional festival de cinema do Brasil.

Antes da exibição do filme “O Matador”, na noite dessa sexta-feira, 18 de agosto, no Palácio dos Festivais, o ex-presidente do festival Esdras Rubim, o ex-diretor Dio Cinema Embaixador – atual Palácio dos Festivais – Odilon Cardoso, o idealizador do evento Romeu Dutra e o patrono do festival, Hosrt Volk, receberam placas de agradecimento pelo empenho em levar à cabo a iniciativa.

Odilon Cardoso, já falecido, foi representado pelo filho Thomas.

Cada um em sua área, eles foram os pioneiros do Fetsival de Cinema de Gramado e todos são personalidades populares entre a comunidade gramadense. Volk, que era prefeito de Gramado quando ocorreu a primeira edição do Festival de Cinema de Gramado, em 1973, guarda com carinho os grandes momentos  do evento nos primeiros anos. “Vieram personalidades internacionais, como a Gina Lollobrigida”, menciona.

Ele também recorda das festas que reuniam todas as estrelas para um vanerão ou uma bacalhoada. “E claro, o encerramento tradicional no hotel Serra Azul”, completa.

Personalidades históricas também receberão troféus

Outras oito personalidades que estão vinculadas a trajetória de 45 anos do Festival de Cinema de Gramado vão subir ao palco para receber homenagens.

Do meio técnico do cinema estão os atores Araci Esteves e Paulo Autran (in memorian), os produtores Lucy e Luiz Carlos Barreto, a cineasta Mônica Schmiedt , o técnico de luz Wilton Soares Martins e o distribuidor Oswaldo Massaini. Também estão na lista o jornalista e crítico Luiz Carlos Merten e Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária.

E haverá ainda as quatro homenagens tradicionais do festival – o primeiro troféu, Eduardo Abelin, será entregue na noite deste sábado para o animador gaúcho Otto Guerra.

Coletiva com homenageado Otto Guerra acontece neste sábado

A coletiva de imprensa com o homenageado do troféu Eduardo Abelin, o animador e cineasta gaúcho Otto Guerra, ocorrerá neste sábado, às 17h, no Mundo do Chocolate, casa da Lugano, patrocinadora do 45º Festival de Cinema de Gramado.

O troféu Eduardo Abelin é entregue anualmente a diretores, cineastas e entidades do cinema nacional.

Há mais de quatro décadas fazendo carreira no cinema de animação, Otto esteve pela primeira vez no Festival em 1984 com "O Natal do Burrinho", que lhe rendeu o prêmio de melhor filme na Mostra Gaúcha de Curtas. Desde então, teve seus trabalhos premiados em outras seis edições do evento.

Serviço:

Coletiva de imprensa Otto Guerra – Troféu Eduardo Abelin

Onde: Mundo do Chocolate Lugano (Borges de Medeiros, 2497)

Data: 19 de agosto, às 17 horas

Coletivas e debates dos filmes em competição ocorrem sempre às 10h30

As coletivas d eimprensa e debates dos filmes concorrentes aos troféus Kikitos neste 45º Festival de Cinema de Gramado acontecem diariamente, às 10h30, no Hotel Serra Azul.

A cada manhã são debatidos os competidores apresentados na noite anterior, no Palácio dos Festivais.

Diretor argelino apresenta em Gramado filme selecionado para Cannes

Na seleção oficial do prestigioso Festival de Cannes, na mostra Un Certain Regard, o filme “A Natureza do Tempo” (no original, “Until the birds return”) terá sessão de gala no 45º Festival de Cinema de Gramado, que contará com a participação do diretor argelino Karim Moussaoui.

O filme retrata o cotidiano dos argelinos, através de três personagens: um senhor empreiteiro que presencia um crime, uma jovem dividida entre a razão e o coração e um neurologista ambicioso preso em suas memórias. Três histórias que nos envolvem na alma da sociedade árabe contemporânea.

A projeção ocorre no domingo, 20 de agosto, às 15h30, no Palácio dos Festivais.

Primeiro longa do diretor, A Natureza do Tempo tem sua estreia confirmada no Brasil em 21 de setembro de 2017 e foi qualificado como uma obra “extraordinariamente sensível e deslumbrante” pelo jornal francês Le Monde.

Serviço:

"A natureza do tempo", sessão com a presença do diretor Karim Moussaoui

Quando: 20 de agosto, às 15h30

Onde: Palácio dos Festivais

EcoCinema oferece sessões gratuitas na praça

Um projeto itinerante de cinema criado na Holanda e que faz sucesso na Europa, México, Uruguai, Chile, Equador e Brasil está também presente na programação da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, com atividades gratuitas e em espaço aberto.

O EcoCinema promove projeções de filmes em tela inflável gigante e utiliza energias renováveis para seu funcionamento. O projeto inclui ainda oficinas sobre a importância no cuidado do meio ambiente e na difusão da energia sustentável.

A primeira sessão está prevista para este sábado, 19 de agosto, às 19 horas, na Praça das Comunicações. Será exibido o filme “O começo da vida”, de Estela Renner. No domingo, será a vez do longa “Another Forever”, de Juan Zapata. A tela sustentável volta a ser inflada no local no próximo sábado, 26, para a projeção de “Fonte da Juventude”, de Estevão Ciavatta.

A iniciativa é dos uruguaios Gonzalo Lamela e Federico Lemos, da Medio&Mediio Films, que criaram a marca e o conceito na América Latina. No Brasil a parceria é com a Fato Comunicação Integrada. Além de ser uma atividade de conscientização da população, o EcoCinema também se apresenta como veículo publicitário podendo apresentar conteúdos institucionais de interesse público.

Serviço: Sessões Ecocinema

Sábado, 19 de agosto -  O começo da vida, de Estela Renner

Domingo, 20 de agosto - Another Forever, de Juan Zapata

Sábado, 26 de agosto - Fonte da Juventude, de Estevão Ciavatta

Sempre às 19h, na Praça das Comunicações

TVE e TV Assembleia transmitem premiação de curtas gaúchos

Como já é uma tradição no Festival de Cinema de Gramado, a TVE e a TV Assembleia farão a transmissão da premiação da Mostra de Curtas Gaúchos na noite de domingo, 20 de agosto.

A premiação inicia após a exibição dos curtas brasileiros “Médico de Monstro”, de Gustavo Teixeira e “A Gis”, de Thiago Carvalhaes e do longa-metragem nacional “as Duas Irenes”, do diretor estreante Fábio Meira.

É possível assistir as transmissões diretamente nas páginas das emissoras (http://www.tve.com.br/tve-ao-vivo/ e http://www2.al.rs.gov.br/tvassembleia/) ou sintonizar na televisão o sinal.

A mostra de curtas gaúchos inicia neste sábado, das 13h às 16h e volta a ocorrer no mesmo horário, no domingo. Após a projeção dos filmes, que ocorre no palácio dos Festivais, haverá debate com produtores e elenco no Hotel Serra Azul, a partir das 16h30.

 

CHEGADAS EM GRAMADO

Sábado, 19 de agosto

Marco Ricca, ator “As Duas Irenes”

Maria Julia Souza Rucinski, atriz “As Duas Irenes”

Isabela Carvalho Torres, atriz “As Duas Irenes”

Fabiano Gullane, produtor “Como Nossos Pais”

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 19 de agosto

 

13h - Sessão Mostra Gaúcha 01

Telentrega, de Roberto Burd  (10’)

Sena, Os Fios em Prosa, de Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena (18’)

Cá com os meus Botões, de Murilo Bittencourt (15')

Temporal, de Gabriel Honzik (13')

Sob Águas Claras e Inocentes, de Emiliano Cunha (17')

Luna 13, de Filipe Barros (17')

10 Segundos, de Thiago Massimino (13')

1947, de Giordano Gio (20’)

Secundas, de Cacá Nazario (16’)

Yomared, de Lufe Bollini (15’)

Palácio dos Festivais

 

13h30 - Mostra Educavídeo

Museu do Festival

 

14h - Sessão Gramado Apresenta

Caminhando no Gramado com a Água na Canela, de Dharma Slack e Vladimir Momberger (25’)

Era uma Vez no Sul – Um Salto ao Passado, de Otávio Machado e Norma Goldbeck (27’)

Teatro Elisabeth Rosenfeld

 

16h – Sessão Gramado Apresenta

Matheus Schmidt - Um Caso de Amor pelo Brasil, de Márcia Schmidt e Rogerio Brasil Ferrari (80’)

Teatro Elisabeth Rosenfeld

 

16h - Cinema nos Bairros

Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, de João Daniel Tikhomiroff (99’)

Centro de Reabilitação Emanuel

 

16h30 - Debate dos Curtas Gaúchos

Hotel Serra Azul

 

17h – Coletiva de Imprensa Otto Guerra

Mundo do Chocolate Lugano

 

19h – EcoCinema

O Começo da Vida, de Estela Renner (97')

Praça das Comunicações

 

19h – Mostras competitivas e homenagem

O espírito do bosque (CMB), de Carla Saavedra Brychcy (15’)

Mirando al cielo (LME), de Guzmán García (78’)

Troféu Eduardo Abelin para Otto Guerra

Postergados (CMB), de Carolina Markowicz (17’)

Como nossos pais (LMB), de Laís Bodanzky (106’)

Palácio dos Festivais

 

Domingo, 20 de agosto

9h30 – Reprise dos longas em competição

Mirando al Cielo (LME), de Guzmán García (78')

Como nossos pais (LMB), de Laís Bodanzky (106')

Teatro Elisabeth Rosenfeld

 

10h30 - Debate dos filmes concorrentes

O espírito do bosque (CMB), de Carla Saavedra Brychcy (15’)

Postergados (CMB), de Carolina Markowicz (17’)

Mirando al cielo (LME), de Guzmán García (78’)

Como nossos pais (LMB), de Laís Bodanzky (106’)

 

Hotel Serra Azul

11h – Mostra Otto Guerra

O Natal do Burrinho (5’), O reino azul (14’), O Arraial (13’), Nave mãe (12’)

Museu do Festival

 

11h – Mesa “O espaço do curta-metragem” (SIAV/APTC)

Sala Diamante – Hotel Serra Azul

Release: Conexão e Conteúdo - Pauta Assessoria

Veja também