Inspiramais apresenta produtos inovadores à industria da moda

Projeto Conexão Inspiramais para as categorias Luxo, mostra cartela de cores e soluções

Um rico trabalho de pesquisa envolvendo consultores de design do Inspiramais e indústrias de todo o país, onde surge uma metodologia de trabalho, temas e cartelas de cores que norteia a produção de toda a indústria de confecção, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias.

De 25 a 27 de agosto acontece o INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda. Único do gênero na América Latina é conhecido como referência para o mercado da moda e responsável por impulsionar o processo criativo de toda as indústrias voltadas a produtos de consumo e moda - reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva. Este ano a edição optou por manter toda a estrutura de projetos e lançamentos que marcam os mais de 10 anos do Salão de Inovação, mas trazer tudo para o formato digital.

É neste cenário que será apresentado o Conexão Inspiramais. Com centenas de produtos a disposição do mercado, o projeto busca uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design.

“O Conexão Inspiramais Digital, será um lugar especial no Inspiramais. É onde os lançamentos são vistos em primeira mão. Os materiais foram desenvolvidos nas temáticas Free Spirit, Sincronia e Zen, respectivamente 10%, 30%, 60% da pirâmide de consumo proposta para as indústrias."

Em todas as categorias será possível descobrir inovações em acabamentos, processos sustentáveis e nas estruturas dos materiais. Teremos também a possibilidade de encontros virtuais dos visitantes comigo e com os consultores do Núcleo de Design Inspiramais”, comenta Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de design do INSPIRAMAIS.

Para Walter, o Conexão Inspiramais sempre foi um espaço de novas experiências, e nesta edição busca enfatizar a beleza dos materiais, suas propriedades e suas funções para cativar o olhar dos visitantes, e proporcionar a eles uma visita agradável e produtiva.

“Assim informação de moda, detalhes técnicos dos materiais e a fácil conexão com os showrooms dos expositores cria uma sinergia criativa e inspiradora facilitando a busca por materiais e também fortalecendo a criatividade de cada visitante", explica. 

Sob os temas propostos é apresentada a ideia de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo desenvolvida para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em design para as categorias Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance, Artesanal e Tecnológico. O resultado é baseado em um trabalho extenso junto com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país - universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.

Mundo virtual

Apresentados em categorias, Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance, Artesanal e Tecnológico, o acesso aos visitantes uma parte do trabalho será facilitada em páginas de fácil acesso e manipulação - tudo com a curadoria do Núcleo de Design do Inspiramais, e os demais materiais serão apresentados nos showroons das empresas participantes (showroons virtuais). O sistema de apresentação de cada ilha é por rolagem onde textos explicativos informam os pontos positivos de cada material.

“Para visitação haverá um botão para projetos na página principal, e também há um ícone na rolagem da página. Lá se encontra o Conexão Inspiramais e a partir daí dá para navegar nos textos, na palestra do tema Free Spirit que será apresentada no primeiro dia às 11:00 horas e será gravada para ser projetada nos outros dias. Tem a metodologia da pirâmide, tem o círculo dos 360 graus onde estão locadas as categorias de produtos separados por luxo, performance etc”, explica Walter Rodrigues.

“O INSPIRAMAIS promete ser a maior experiência online do segmento da moda no país - traduzindo o que o INSPIRAMAIS sempre trouxe a toda indústria da moda do Brasil e exterior. Será surpreendente”, comenta Ilse Guimarães, superintendente do Inspiramais.

O INSPIRAMAIS conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, Leather Labs, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil e Sculp Leather by Krumenauer.

 

Texto e fotos: Assintecal

Veja também