Inspiramais celebra uma década de incentivo à moda nacional

Único salão de design de materiais da América Latina reafirma compromisso

Nos dias 14 e 15 de janeiro aconteceu, em São Paulo, no centro de eventos Pro Magno, uma das ações de moda mais completas do país: o Inspiramais. Único do gênero na América Latina, o Salão de Inovação e Design de Materiais é um marco na história dos projetos de construção de identidade genuinamente nacional.

O Salão é um ponto de referência para todo o mercado, responsável por impulsionar um processo que envolve toda a indústria, atendendo aos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias, reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.

Com entrada gratuita para profissionais do setor, entre compradores e formadores de opinião, o Inspiramais recebeu cerca de 7 mil visitantes, para conferir de perto produtos com inovações em criação, design, sustentabilidade e tecnologia, em um total de 1.000 produtos exibidos por mais de 180 empresas.

Uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design. Entre tudo é produzido, estão inúmeras ações, como cartelas de cores, palestras e consultorias apresentadas muito além do período do Salão, nos mais diversos polos do país, inclusive,universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.

“Hoje falamos com toda a indústria nacional, responsável pela produção dos mais diversos itens. Estamos estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, dentro de tendências internacionais e inserindo uma cartela de cores ‘Made in Brazil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais, tudo seguindo um conceito de consumo que também fala com o mundo. Assim, levamos o Brasil para um patamar de excelência”, comenta Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais.

“É possível contabilizar nessa década, a influência positiva do Salão no setor de moda brasileiro. Em primeiro lugar, foi estabelecido um padrão de lançamentos, onde a cada seis meses novos materiais são apresentados, facilitando o trabalho de designers e empresários na criação de suas coleções. O Inspiramais é também uma plataforma de lançamentos inovadores, de desenvolvimento, conteúdo e, claro, inspiração.Hoje, o Salão também é uma referência quando se fala em negócios em toda a América Latina”, acrescenta Walter Rodrigues, designer, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.

Sustentabilidade é o mote principal da temporada que traz SINCRONIA como palavra-chave. O tema discuteu a conectividade entre os vários aspectos da moda: uma interpretação e reinterpretação de conceitos, que contêm o antigo e o novo, uma reflexão de quem somos e as camadas que nos constroem. Entre as referências utilizadas, o pensamento renascentista.

“A velocidade da informação e a sua descentralização e as evoluções da ciência e da tecnologia produzem vários pontos de vista que se conectam em um mundo à flor da pele, no qual verdades, mentiras, o que é o belo e o que queremos esconder se conectam e vem à tona. Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica Walter Rodrigues.

SINCRONIA também marca presença nos projetos especiais do Salão. Atendendo aos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias, em sintonia com a proposta da temporada, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e estímulo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos.

Participam do Espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto,fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional.

Ligando o tema Sincronia ao mood dos anos 70, o Projeto +Estampa chega à sua décima terceira edição com participação de seis estúdios. O projeto é uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, e não a impressão do tecido.

Já o Preview do Couro apresentará o amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, o qual vai utilizar as referências para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias.

Vale lembrar que o projeto se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.

Com espaço próprio, Startups ganham visibilidade e mostram soluções para o mercado,unindo sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da grande indústria brasileira e internacional – em uma oportunidade de troca de experiência, informações e possibilidade de negócios.

Vislumbrando impulsionar e fortalecer a imagem da moda nacional e de seus produtos e atributos no exterior, o Inspiramais recebe jornalistas de diversos países para conhecer as novidades do Salão. A ação faz parte do Projeto Imagem realizado pelo By Brasil Components, Machineryand Chemicals, uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

O Salão também recebe buyers internacionais, via Projeto Comprador, de trinta empresas, vindos de países como Argentina, Colômbia, Equador, Índia, México e Peru, ávidos para ter acesso aos materiais para moda produzidos no Brasil.

Com foco em sustentabilidade e tecnologia,adiversificada PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES do Inspiramais, composta por profissionais experientes da indústria traz assuntos pertinentes a todo o mercado, por exemplo, responsabilidade e compromisso como tendência global, design sustentável e diferencial competitivo, resgate de técnicas ancestrais com apelo sustentável e novos materiais, patrimônio imaterial e jornada das startups sustentáveis, entre outros.A programação completa pode ser conferida no site www.inspiramais.com.br.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, comoAbest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber. Conta também com o apoio Institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Cofrag, Advance Têxtil, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Aunde Brasil, Suntex Brasil, Camaleoa, Top Shoes / Pettenati e Soares Materiais para Calçados.

Para mais fotos, clique AQUI

 

Fonte: Carlos Lopes

Fotos: Divulgação

 

Veja também