Instituto Mix de Araranguá inaugura uma das maiores usinas solares da região

Mais de 150 módulos e um inversor com capacidade de 85kWp, podendo chegar a uma produção de 600kWh por dia


Pensando em um futuro sustentável e na sobrevivência do ecossistema do planeta, o Instituto Mix de Profissões, empresa de franquias de cursos profissionalizantes com sede na Cidade das Avenidas, deu início a uma série de investimentos para minimizar ainda mais os seus impactos no meio ambiente. 

Como uma empresa de educação, a marca IM sente a responsabilidade, e o dever, de ser uma empresa incentivadora de ações em prol da natureza. Afinal, os dados recentes divulgados por entidades ligadas ao clima, mostram que a hora de agir para amenizar as mudanças climáticas é agora! 

Estrutura ocupa uma área de quase mil metros quadrados 

A usina solar da franqueadora Instituto Mix de Profissões, em Morro dos Conventos, foi construída de maneira estratégica por engenheiros especializados, a fim de aproveitar o máximo possível da posição solar, fazendo com que a usina consiga absorver a maior quantidade de raios solares durante o dia do que em outras posições, como em telhados ou estruturas prediais, em que nem sempre a posição é a ideal para o aproveitamento total do trajeto do sol. 

"Em períodos de alta incidência solar, a planta produz até 600 kWh por dia. A título de comparação, o consumo mensal de uma família média brasileira é de 150 kWh por mês, de modo que a estrutura instalada produz energia suficiente para atender a demanda de cerca de 6 famílias brasileiras por um mês. Esta produção é suficiente para a necessidade energética de todo o ecossistema Instituto Mix, com alguma sobra, fazendo com que a contribuição para o planeta seja ainda maior", reforça o CEO da rede Instituto Mix, Alex Cavalheiro.

Produção de materiais didáticos feita com 100% de energia limpa

O ecossistema Instituto Mix conta com várias estruturas que fazem com que a empresa seja autossuficiente em várias frentes. Na área de produção de materiais didáticos não é diferente. A Editora IM produz, em média, mais de 20 mil apostilas por mês usando tecnologia de ponta na impressão dos livros. 

Além das impressoras, a empresa também utiliza uma grande quantidade de computadores, afinal a franqueadora é responsável por prestar suporte para todas as 600 franquias em 23 estados e no DF, e para isso utiliza equipamentos tecnológicos de ponta que vão de servidores, para armazenagem de arquivos, e computadores de alto desempenho e tecnologia. 

Outro ponto que vale destacar é o uso do ar condicionado, indispensável para o bem-estar dos colaboradores e de estruturas como os estúdios de gravação da IMTV, local em que são gravados os cursos EAD, certificações, lives e outras ações. 

Curiosidades sobre a produção de energia solar

O horário de almoço, por volta do meio-dia, é o momento de maior radiação solar, resultando em uma maior produção de energia. A energia gerada nos picos de radiação é suficiente para abastecer o imóvel inteiro, com excedente. Esse excedente é enviado à rede distribuidora e convertido em créditos solares.

Os créditos energéticos são regulamentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece condições gerais para o acesso de micro e minigeradores de energia elétrica de forma distribuída, por meio da Resolução Normativa n.º 482, de novembro de 2012.

Mesmo sem sol, a planta continua gerando energia mesmo em dias nublados ou chuvosos. No entanto, em relação aos dias ensolarados, a geração de energia será menor. Obviamente, a produção de energia fotovoltaica é interrompida no período da noite. 

Dados nacionais sobre a geração de energia solar são promissores

A geração de energia solar distribuída no país deve saltar de 9 para algo em torno de 11,7 (30%) gigawatts ainda este ano, com investimentos superiores a R$ 20 bilhões. As informações são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A Absolar afirma que o crescimento do mercado de geração de energia solar no país é uma tendência de longo prazo. Projeções internacionais indicam que até 2050, cerca de 21% de toda a matriz energética brasileira será de responsabilidade de usinas solares.

Fonte e Imagens: Gustavo Silveira Neto / Assessoria de Imprensa Instituto Mix de Profissões

Veja também