Isa-Sazi mostraram sistema String, durante SEINCC

Ação na Fábrica Inovação produz sapatilhas Azilê

Isa Tecnologia e Grupo e Sazi participaram mais uma vez da Fábrica Inovação, ação promovida dentro da 19ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense - SEINCC, de 17 a 19 de setembro, na cidade de São João Batista/SC. A feira, promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), teve a participação de 110 expositores que apresentam os lançamentos outono-inverno 2020 de componentes, máquinas, químicos, tecnologia, acessórios e artefatos para o setor de calçados e artefatos.

A Fábrica Inovação apresenta a produção, em tempo real, de calçados de marcas locais. A marca Azillê, do grupo Suzana Santos, foi convidada para produzir os calçados na feira.

A cada edição da SEINCC, a produção da fábrica é destinada a uma instituição de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este ano, a entidade beneficiada foi o Lar Olindina Kammer - as 300 sapatilhas foram comercializadas para os visitantes da feira, ao preço de R$ 39,00 - toda a renda ficou com o Lar.

O processo Isa-Sazi permite a montagem de sapatos com apelo de sustentabilidade. O sistema traz redução do uso de energia elétrica e de produção de resíduos que garantem a simplificação o processo de produção de calçados, oportunizando ganho de tempo e redução de custos na produção de calçados.

SISTEMA STRING REDUZ EM ATÉ 20% CUSTOS COM MATÉRIA-PRIMA NA PRODUÇÃO DE CALÇADOS

O método de montagem String, resgatado pela ISA através de um equipamento que automatizou o processo, garante ganhos de tempo e redução de custos na produção de calçados. De acordo com a gerente de marketing da Isa Tecnologia, Juli Crasnhak, hoje o sistema responde pela produção diária de mais de até 400 mil pares de caçados, no Brasil e em países da América Latina.

O sistema garante reduçao de até 20% no custo total do calçado, a partir do ganho de tempo, mas principalmente, com a economia de matérias-primas usadas no cabedal, o componente mais caro do calçado.

A tecnologia 200-ISA SAZI une técnicas próprias de modelagem e costura a um equipamento capaz de exercer a tração do cordão, promovendo qualidade e rapidez ao processo de montagem dos calçados. O resultado é a montagem integral do cabedal em um único movimento, reduzindo drasticamente o tempo de trabalho em cada pé de sapato, o que também produz reflexos sobre a composição de custos.

A precisão do procedimento automatizado reduz significativamente a quantidade de matéria-prima usada no cabedal – importante lembrar que o cabedal é a parte do calçado que mais pesa na composição de preço. Com o método String automatizado, o ajuste do material do cabedal na forma exige menos matéria-prima. A precisão com que o sistema utiliza o couro e outros materiais no cabedal faz com que a indústria diminua também a produção de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente, uma das maiores preocupações de empresas de todos os segmentos atualmente.

O equipamento permite ainda a redução de investimentos em máquinas, uma vez que dispensa a utilização de máquinas de montar bico, enfranque ou traseiro.

O equipamento pode ser usado na montagem de diferentes tipos de calçados, desde sapatilhas, scarpins, tênis, sapatos infantis, botas, sapatos de segurança, até peep toes.

A economia de energia elétrica, um dos pontos nevrálgicos na formação de custos atualmente, é outro item importante. A 200-ISA SAZI é pneumática, ou seja, não utiliza energia elétrica para seu funcionamento. A energia elétrica utilizada é para alimentar o compressor. A 200-ISA tem consumo mínimo de energia elétrica.

Fotos: Divulgação ISA-Sazi

Fonte: Raquel Guimarães

Veja também