Maria Eduarda Pavani, autoridade do café em Dubai

Jovem araranguaense constrói carreira inusitada com grãos da fortuna

 

Apaixonada por café, a bebida mais tradicional do brasileiro, a catarinense Maria Eduarda Becker Pavani  se tornou uma das autoridades do trade, e o melhor, fora do seu país. Com olhar curioso e espírito empresarial, aos 19 anos a jovem foi trabalhar num café que a impulsionou para uma carreira nada comum transformando seu interesse pelo universo of the coffee não só em uma, mas várias profissões.

Aos 27 anos e com quase 10 de experiência, a jovem empresária é sócia do projeto Seven Fortunes Coffee Roasters em Dubai, desbrava o mercado do café nos Emirados Árabes e carrega os títulos de Juíza Sensorial para campeonatos mundiais de baristas,‘' Q-Grader’’ Degustadora / Avaliadora Professional e treinadora autorizada da Associação de Cafés Especiais.

Começo da Carreira

"Comecei a trabalhar com café como Barista em Lisboa, em 2009 com 19 anos quando estudei teatro por três anos na cidade, e assim que conclui, voltei pro Brasil, onde fiz um curso de Comissária de Bordo em Porto Alegre, e fui morar em Florianópolis. Por lá consegui um trabalho de verão no Café Cultura (hoje franquia bem sucedida no Brasil, inclusive com três lojas em Criciúma), como atendente de mesa, e logo me promoveram a gerente do Laboratório de Café. Foi aonde tive a oportunidade de aprender e adquirir mais experiência com cafés especiais, ou cafés gourmets como também são conhecidos. "

"Em seguida recebi uma proposta para trabalhar como Barista em Dubai para o hotel 5 estrelas Conrad Dubai, então sai de Floripa e me joguei. Fiquei um ano nessa empresa que me trouxe, e conheci minha primeira sócia, que é da Inglaterra. Com ela inaugurei uma torrefação de café em Dubai que se chama Gold Box Roastery. Depois de dois anos resolvi sair do negócio e investi no Seven Fortunes, na qual já estou por dois anos com o sócio do Egito, Karim Hassan".

Carreira no ramo do Café

" O trabalho com cafés especiais é muito interessante e as opções dentro da área são muito amplas. Eu por exemplo, comecei como barista, aprendi como operar uma máquina de espresso e também cafés filtrados dentro dos standards (padrões) da Associação de Cafés Especiais. Tenho muitos colegas que seguiram como baristas, mas eu sempre quis aprender e ver coisas novas, então comecei a explorar meu paladar, me tornei Juíza Sensorial para campeonatos mundiais de baristas, que me permite trabalhar viajando. Também me tornei ‘' Q-Grader’’ Degustadora / Avaliadora Professional Certificada pelo Instituto de Qualidade do Café nos Estados Unido, (Só existem 5 mil Q-Graders no mundo todo) certificação que me trouxe a oportunidade de degustar os melhores cafés do mundo e conhecer os melhores profissionais do mercado".

Com foco total ao aperfeiçoamento, Maria Eduarda  agregou mais uma especialização, se tornando AST (Treinadora Autorizada da Associação de Cafés Especiais) a qual lhe confere autonomia para certificar baristas.

Atualmente Maria Eduarda é gerente geral responsável pela operação diária da Seven Fortunes, composta por  15 funcionários e com três anos de operação.

Sobre a Seven Fortunes
O coração da empresa é torrar o café verde e vender para clientes, como restaurantes, cafés e hotéis nos Emirados. Uma principais funções da catarinense é buscar e selecionar os cafés verdes que tem a qualidade que precisamos, negociar e finalizar a compra, e levar os containers para Dubai. "Trago café do Brasil, de Poços de Caldas, Colômbia, Peru, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Índia, Congo e Etiópia. Às vezes também visito fazendas de cafés, que é sempre uma experiência muito valiosa, porque tenho a oportunidade de presenciar o trabalho árduo nas fazendas, que na maioria das vezes não é um trabalho valorizado na cadeia do café. Procuro pagar um preço justo para os fazendeiros já que aqui o grão é bem valorizado e comercializo o kilo por Aed 165 (R$ 165 reais).

A empresa também comercializa máquinas de cafés, participa de eventos em todo país e claro, é a Escola Pioneira em treinamento para Baristas.

Planos para o futuro

 "Em 2017, em parceria com a minha mãe,  investi numa empresa  focada no setor de turismo em Lisboa, e para o próximo ano pretendo montar algo direcionado para Cafés Especiais em Portugal".
 

Como você descreve essa trajetória? "Não posso dizer que toda a minha trajetória foi sorte, porque batalhei muito e batalho todos os dias, mas realmente ter tido a oportunidade de estar aqui, foi como estar no lugar certo na hora certa." Finaliza Duda.

acesse www.sevenfortunes.com ou acompanhe pelo ig @sevenfortunes  e conheça mais sobre a empresa da Maria Eduarda Becker Pavani
 

Veja também