Não espere passar por uma tragédia para encarar a vida com mais otimismo

Em sua nova coluna, Paola Antonini mostra por que a grama do vizinho não é mais verde

Paola Antonini (Foto: Instagram/Reprodução)

Enquanto você lê esse texto, o tempo tá passando e nada que você fizer vai trazer o tempo de volta, já pensou nisso? Não é sempre que colocamos a frase “aproveite o hoje como se não houvesse o amanhã” em prática.

Muita gente fala que só valorizamos a vida de verdade quando passamos por uma situação difícil, perdemos alguém ou temos uma experiência próxima da morte.  Mas não podemos esperar uma tragédia acontecer para começarmos valorizar o aqui e o agora.

Quantas vezes você já torceu para que o feriado chegasse logo? Ou a sexta-feira? E, nessa torcida, acabou perdendo o que você tem de mais precioso – o famoso presente? Não sabemos o que pode acontecer daqui a 10 minutos, amanhã ou semana que vem, então por que perder tempo simplesmente “existindo”?

Eu sofri um acidente na porta da minha casa aos 20 anos.Até aquele dia, eu nunca tinha parado pra pensar em como o amanhã é incerto. Tinha deixado de fazer várias coisas por medo, por insegurança, por não saber o que as pessoas iam achar. E quando eu vi que tinha ganhado a chance de continuar vivendo, só quis fazer tudo o que eu já tinha deixado de fazer um dia por medo de me arrepender.

Fiz várias tatuagens, viagens, enfrentei alguns dos meus maiores traumas. Hoje prezo muito por cada dia aqui. Tento fazer algo novo todos os dias (experimentar uma comida nova, ver um filme diferente, conhecer um lugar) e termino sempre sabendo que fiz o meu melhor.

OK, eu sei que as frases sobre aproveitar a vida podem parecer clichês, mas são totalmente verdadeiras. Aproveite cada segundo ao lado de quem é especial pra você. Não perca tempo brigando, implicando e se chateando com algo. Fale sobre o que você sente! Você não imagina quantas coisas incríveis podem acontecer se você simplesmente for sincera com seus sentimentos e suas atitudes. Não deixe de fazer algo por medo do que os outros vão pensar. Feche os olhos e vá em frente. Sabe o pior que pode acontecer? Receber um não, mas você não imagina como isso é pequeno perto de tudo você pode ganhar. Vale a pena correr o risco.

Não deixe os seus dias passarem sem que você tenha feito algo que te dê prazer e felicidade. Nem que seja ler um livro, andar pela rua, fazer uma receita nova, conversar e estar com as pessoas que você ama. Seja o que for, faça algo que deixe o seu coração feliz.

Pense positivo. Descomplique.

Pare de pensar apenas naquilo que você não tem; pare de se comparar com os outros. Agradeça pelo que você tem, por quem você é! Eu vejo meu acidente como uma perda física que me trouxe inúmeros ganhos, coisas que jamais vou conseguir expressar o tamanho da minha gratidão por ter alcançado.

Cada pessoa tem a sua própria caminhada, seus próprios obstáculos, seu próprio tempo. Você pode até não estar onde gostaria de estar agora, mas isso não significa que não estará daqui a pouco. Vamos nessa?

Texto: Paola Antonini

Veja também