Pele oleosa: como é e como cuidar desse tipo de pele

Lavar o rosto muitas vezes ou lavar com água quente são algumas das causas

Como é?

A pele oleosa é caracterizada por ser mais espessa, com um aspecto brilhante, devido à grande produção de sebo. Esses sinais aparecem especialmente na região da testa, nariz e queixo, onde há maior concentração de glândulas sebáceas. Os poros geralmente são mais dilatados e a pele apresenta tendência à formação de acne, cravos e espinhas. 

Causas

Existem diversos fatores que podem causar produção excessiva de oleosidade na pele. Segundo o dermatologista Franklin Verissimo Oliveira, as principais causas são:

- Lavar o rosto muitas vezes ao dia

- Usar um produto contraindicado para a pele oleosa

- Usar água quente para lavar o rosto

- Não hidratar corretamente a pele

- Ficar exposto a poluição

- Comer alimentos gordurosos (frituras, chocolates com baixo teor de cacau, amendoins, etc)

- Consumir carboidratos excessivamente (alimentos ricos em farinha branca e açúcar)

- Fumar

- Usar anabolizantes

- Ter desequilíbrios hormonais

- Estressar-se

- Expor-se ao sol excessivamente

Cuidados

"Para uma pele saudável, as etapas básicas de tratamento como a limpeza, hidratação e fotoproteção devem ser seguidas de acordo com o tipo de pele", afirma Lais Leonor, dermatologista da clínica Dr André Braz. Para saber o produto ideal para sua pele é importante consultar um dermatologista. No entanto, pensando na rotina de cuidados gerais para peles oleosas, a dermatologista listou o passo a passo que deve ser feito duas vezes ao dia:

Pela manhã

1.Limpar a pele com sabonete acneico ou anti oleosidade

2.Tonificá-la para refrescar e estabelecer um pH natural

3.Aplicar ativos como vitamina C ou hidratantes no veículo sérum

4.Aplicar proteção solar. (Opte por filtro solar com toque seco e controle de oleosidade, mas prefira um produto indicado por dermatologista)

Pela noite

À noite, é indicado o uso de demaquilante seguido de produtos para regeneração noturna. É importante dar preferência para dermocosméticos no veículo sérum, que não pesam na pele e possuem rápida absorção. Além disso, a dermatologista acrescenta que a esfoliação também é muito importante para peles oleosas.

"A esfoliação pelo menos uma vez por semana promove a renovação celular, pois ajuda a eliminar todas as impurezas da superfície da pele e evita o acúmulo de oleosidade e formação de cravos", completa Lais Leonor.

Veja como é uma rotina completa de skincare para pele oleosa.

Efeito rebote

O dermatologista Franklin enfatiza a importância da hidratação mesmo em peles oleosas."Se a região da pele está ressecada ou sensibilizada, um mecanismo natural de compensação é estimular a produção de sebo e gordura para tentar compensar a barreira de proteção da pele", conta ele.

Esse mecanismo chama-se efeito rebote, e é quando a pele produz mais gordura para tentar compensar o dano causado pela desidratação. E pode ser que esta seja a causa da pele oleosa.

Riscos de não cuidar da pele oleosa

O dermatologista Franklin Verissimo afirma que, além de a tendência à acne, o excesso de oleosidade pode levar a manchas, ferimentos e até a doenças como rosácea, dermatite seborreica e hiperplasia de glândulas sebáceas, que são mais comuns em peles oleosas.

Além disso, a dermatologista Laís Leonor cita outros problemas de pele causados pela oleosidade.

- Coceira e irritação

- Pontos pretos (cravos marcam o estágio inicial ou o tipo mais ameno da acne)

- Espinhas (pontos brancos, arredondados, com uma área avermelhada em volta)

- Pústulas (num estágio mais avançado da doença, aparecem protuberâncias com pus)

- Abcessos (complicação mais grave das espinhas e pústulas)

- Cicatrizes

Fontes: Franklin Verissimo Oliveira, dermatologista; Lais Leonor, dermatologista da clínica Dr André Braz; Sheila Belotti, cosmetóloga e Minha Vida

Fotos: Divulgação

Veja também