Pesquisa da Unesc mostrará estimativa de casos de Covid-19

Resultado de testes rápidos com foco na análise do cenário, em Criciúma

Até a dia 24/4, Criciúma contará com mais um número importante para o enfrentamento à Covid-19. Isso porque a Unesc e o Município estão unidos na realização de uma pesquisa que estimará de forma mais completa a prevalência da Covid-19 em moradores da cidade. O levantamento para o projeto definiu critérios para aplicação de 500 testes rápidos em pessoas de diferentes faixas etárias divididas entre moradoras das macrorregiões, com foco em um resultado que avalie o cenário de todo o município. Este é mais um passo dado pela Universidade em busca do melhor desdobramento possível da situação utilizando a ciência à favor do enfrentamento da pandemia.

A possibilidade de utilizar a expertise da Universidade em prol de uma pesquisa focada nesta questão, conforme a reitora e pesquisadora da Unesc, diretamente envolvida na criação da ação, Luciane Bisognin Ceretta, já vinha sendo avaliada há semanas e, a partir da parceria com o Município, se consolida neste dia 20 de abril.

“Temos um Centro de Estudos Epidemiológicos na Universidade, junto aos programas de mestrado em Saúde Coletiva e Ciências da Saúde. Um estudo do Rio Grande do Sul, protagonizado pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), nos motivou a desenvolvermos os estudos aqui. Com o interesse da Prefeitura de Criciúma, rapidamente nosso grupo se organizou e elaborou o projeto”, detalha.

A pesquisa, que teve realização aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unesc, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)/Ministério da Saúde, irá analisar o perfil epidemiológico da população estudada, identificando, desta forma, a associação com comorbidades e morbidade com o exame aplicado.

Ao longo de toda a semana profissionais da secretaria de Saúde de Criciúma irão percorrer a cidade, devidamente identificados, para aplicação do teste. O material coletado será analisado no Laboratório Municipal e o resultado estudado de forma mais ampla com a equipe da Universidade.

 

Fonte: Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Foto: Fabrício Júnior

Veja também