Pilates na reabilitação de pacientes pós covid

As sequelas causadas pelo coronavírus tem como aliado o pilates em sua recuperação


O vírus da covid-19 têm deixado graves sequelas respiratórias em suas vítimas, causadas por pneumonias e inflamações nas membranas dos pulmões. Falta de ar, fraqueza muscular e cansaço excessivo são os principais sintomas. Mas um método que ganha cada vez mais espaço e é muito recomendado para o fortalecimento e a recuperação mediante essas sequelas, é o pilates.

Por que fazer pilates no pós Covid-19?

Um dos princípios básicos do pilates é a respiração, onde trabalha-se de forma tridimensional, diafragma, pulmão e respiração. A fisioterapeuta Crislaine Patel do Studio Fisio & Pilates Bem Estar, de Araranguá, recomenda o tratamento junto desta técnica. “A melhora na capacidade pulmonar é o que reflete diretamente na melhora do condicionamento físico do paciente, não só durante as aulas como também, nas atividades do dia a dia”, diz Crislaine. Isso porque, quando a pessoa fica com o pulmão comprometido, significa que a capacidade pulmonar dela está reduzida, então indica-se o trabalho da respiração, ativando o ponto correto para melhora da capacidade respiratória e claro, além de proporcionar a atividade física auxiliando no condicionamento físico.

“O pilates me ajudou bastante no pós covid, sentia muita fraqueza muscular, além das sequelas respiratórias. A técnica me auxiliou no fortalecimento da musculatura e dos pulmões”, destacou a paciente Rejane Ferreira de Souza. A fisioterapeuta Crislaine lembra que o tempo de melhora depende de cada paciente e do seu quadro clínico, mas em poucas semanas a diferença é significativa, devolvendo o máximo possível da qualidade de vida do paciente no decorrer deste tratamento.

Imagens: Ivete Rodrigues

Veja também