Prefeitura de Araranguá apresenta projeto do Centro de Inovação

UNESC, ACIVA e CDL estiveram presentes no Infinity Business, onde será instalado o centro


No final da tarde desta sexta-feira, 18, o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa mostrou o projeto de implementação do Centro de Inovação de Araranguá. O local escolhido para a instalação do centro foi o Infinity Business, localizado na área central do município.

A previsão para a inauguração é de 30 dias. Além do Centro de Inovação, a incubadora, que já existe no município também passará a ser lá. São cerca de 1000 metros quadrados reservados para o desenvolvimento de empresas araranguaneses.

De acordo com o presidente da Aciva, Alberto Sasso, essa é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de Araranguá.  “Empresas de diversos estágios poderão estar no mesmo espaço. Aqui será um centro de encontro para pessoas que pensam em inovação. Essas pessoas podem ser estudantes, empresários, empreendedores e o poder público”.

Durante a apresentação do espaço, o prefeito Cesar Cesa falou que, além do espaço, o município reduzirá o tempo de abertura de negócios em Araranguá. “Em no máximo um dia nós vamos entregar o certificado para o empreendedor abrir a empresa dele. A partir daí, ele terá 60 dias para buscar a documentação necessária, mas já funcionando e trabalhando em sua ideia. Nós precisamos gerar empregos, arrecadações e desenvolvimento, e se faz isso abrindo as portas”.

O presidente da CDL de Araranguá, Everaldo João também participou da apresentação do projeto. “Trata-se de um importante espaço para o empreendedorismo, que terá a missão de apoiar o setor local, gerando conexões que fortaleçam a inovação no Extremo Sul”, ponderou.

A UNESC de Araranguá esteve presente na cerimônia com a sua Gestora de Expansão de Negócios e Inovação, Girlene Castro. "Este é, sem dúvidas, um marco histórico, não só para o município, mas também para o fortalecimento do Ecossistema de Inovação para toda a região da AMESC", destacou Girlene.

O prefeito também destacou que irá a Florianópolis buscar o selo de cidade da inovação para Araranguá, e que junto com o Centro de Inovação, um ponto do Sebrae deve ser inaugurado.

Como fazer parte?

Atualmente, existe um edital público para que ideias de produto ou negócio possam se inscrever para participar da incubadora. Os interessados podem procurar a Prefeitura de Araranguá.

Periodicamente, uma banca avaliadora escolhe os melhores projetos para a incubação ou para a aceleração. “Muitas vezes esse projeto pode estar no papel, pode ser só uma ideia, mas através de mentoria e consultoria, ele se torna um produto ou negócio”, finaliza o presidente da ACIVA.

Fonte: Portal Agora
Imagens: Portal Agora / Divulgação Instagram

Veja também