Presidente da Santur visualiza potencial no Caminho dos Canyons

Leandro ‘Mané’ Ferrari foi recebido em roteiro organizo pela AMESC em sua primeira visita ao extremo sul

O setor de turismo da região Caminho dos Canyons está mobilizado para ampliar sua potencialidade de belezas com mais estruturação. A atividade turística representa uma parcela importante no setor econômico. É uma área de grande expressão para a geração de emprego e renda. A visita do presidente da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Leandro ‘Mané’ Ferrari, ao extremo sul fomenta oportunidades de expansão dos projetos para que o Caminho dos Canyons tenha mais desenvolvimento diante do turismo estadual e brasileiro.

O presidente da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), Leandro ‘Mané’ Ferrari, ficou impressionado com a potencialidade turística que encontrou no Caminho dos Canyons e que pode ser mostrada ao mundo.

“É um grande legado que temos para trabalhar e mostrar primeiramente para Santa Catarina, já que a população catarinense muitas vezes não conhece o próprio estado. O que presenciei nesta primeira visita observa-se quanto tempo perdemos com viagens para fora do país e há um mundo lindo dentro de nossa Santa Catarina”, enfatiza o presidente da Santur.

Segundo Mané Ferrari, é triste saber que vários políticos passaram e não se colaborou para que a região Caminho dos Canyons tivesse o desenvolvimento necessário.

“Vivemos um novo momento e todo problema se transforma em oportunidade. O que vivemos se volta ao ambiente aberto, verde, em meio a natureza. Valoriza-se este ambiente e o extremo sul possui este cenário”, lembra Mané.

Mané enfatiza que esta é sua primeira saída a campo, e que pretende priorizar uma gestão que não seja de gabinete.

“Quero que se torne rotina estar nos municípios e precisamos destes para criar os roteiros para que de fato auxiliem o trade turístico e se forme uma parceria. A realidade da região Caminho dos Canyons é em 40 minutos estar entre os canyons e o mar e em qual região há esta diversidade? A Santur a cada dia que passa tem certeza que temos um mundo de possibilidade dentro de Santa Catarina a qual podemos explorar com sustentabilidade. O extremo sul catarinense é a porta de entrada do turismo estadual”, enfatiza o presidente da Santur.

O presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), Ronaldo Pereira da Silva, agradece em nome dos 15 municípios a visita do presidente da Santur, Mané Ferrari, que se prontificou a vivenciar a realidade dos equipamentos turísticos e sinalizou apoio diante das potencialidades existentes.

No roteiro organizado pela Coordenadoria de Turismo e Cultura da AMESC, o presidente foi informado sobre as demandas do turismo de negócios em Turvo. Recebeu o pedido de auxílio para o andamento da efetivação do Museu da Mecanização Agrícola como mais um equipamento turístico. O pedido de recursos já está protocolado no Governo Federal e precisa de suporte para assinatura.

Mané também esteve em Timbé do Sul e visitou as obras da BR 285. Assegurou que a sinalização turística estadual será iniciada pelo Caminho dos Canyons. Houve ainda na oportunidade uma recepção pelos técnicos do projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul para oficializar a vinda dos semipórticos em três línguas conforme requisitos da Unesco, em que o estado, por meio da Santur, é parceiro do projeto Geoparque.

Outro ponto de visita nesta primeira saída a campo no extremo sul foi em Praia Grande. Subiu a Serra do Faxinal e foi até o Parque Nacional. Pretende agendar uma visita com o secretário estadual de Infraestrutura para que auxilie na finalização da pavimentação da Serra da Faxinal, um dos pleitos mais lembrados para esta parte da rota. O roteiro do presidente da Santur e de sua equipe no extremo sul foi finalizado no equipamento turístico Morada dos Canyons, com recepção do proprietário Tiago Marcelino, para um coffe break e ver os visuais que encantam os turistas na Serra do Faxinal.

Fotos e texto: Imprensa Amesc

Veja também