Programa de Diagnóstico 4D da FVA para empresas da região

Iniciativa do curso de Administração desenvolve oportunidades em tempos de crise

Os desdobramentos econômicos da atual crise sanitária provocada pelo SARS-CoV-2 (novo  Coronavírus) têm sido extremamente severos, em especial para as micro e pequenas empresas - que dependem de uma movimentação constante de clientes e sofrem com a suspensão de serviços e outras medidas de contenção. Com o foco em auxiliar e construir conhecimento acadêmico sobre o atual cenário, a Faculdade do Vale do Araranguá abre para a comunidade o Programa de Estágio 4D - iniciativa pluridisciplinar do curso de Graduação em Administração que visa reconhecer potencialidades nas organizações da região e promover a retomada do crescimento em meio a condições tão adversas.

Nesta primeira etapa, o programa tem como objetivo dar suporte às micro, pequenas e médias empresas da região da AMESC, auxiliando os gestores no levantamento e organização de dados para orientar as tomadas de decisão e na recuperação dos negócios na atual crise.

O diferencial do Estágio 4D, segundo o Coordenador do curso de Administração, Prof. Deinyffer Marangoni Quarti, é “a possibilidade de empresas de toda a região inscreverem-se gratuitamente, para participar das etapas de diagnóstico e mentoria realizados pelos acadêmicos - com toda a supervisão e apoio de profissionais da instituição”. Segundo Deinyffer, “as atividades e interações acontecerão, preferencialmente, de forma remota, pelo WhatsApp e outras ferramentas digitais, adequadas às medidas de isolamento propostas pela OMS”, detalha.

Inovação e Aprendizado

A sistemática utilizada no programa é a PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, em uma tradução livre), uma metodologia ativa utilizada pelas principais universidades do mundo e que coloca o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado - fazendo com que este perceba a conexão entre teoria e a vivência prática. Esse método desenvolve a habilidade de trabalhar em grupo ao mesmo tempo em que estimula o estudo individual, a criatividade e a liderança.

Aos acadêmicos, esta configuração metodológica permite suprir uma das maiores lacunas encontradas no ensino superior: a integração da teoria e da prática em uma mesma unidade curricular, permitindo que o aluno desenvolva novas perspectivas e experimente desafios reais em cenários diversos.

Participação

Para se inscrever e participar do processo seletivo, as empresas deverão preencher o formulário disponível no LINK até o dia 15 de Maio. Através desta ferramenta, os acadêmicos poderão avaliar e compreender a atual situação da organização, realizando um pré-diagnóstico - que servirá de base para as soluções de enfrentamento da crise e para a seleção das empresas participantes.

A participação das empresas no programa é gratuita, com vagas limitadas. O sigilo e a confidencialidade das informações são garantidos pela instituição. O resultado da seleção será divulgado no SITE até o dia 18 de maio de 2020. Mais informações no Regulamento de Estágio, disponível através do LINK ou pelo E-MAIL.

Fonte: Comunicação e Marketing FVA

Fotos: Divulgação

Veja também