Qual é o tipo de óculos escuros ideal para você?

Tudo depende do formato de seu rosto

Mas qual escolher? Para comprar um modelo que combina com você, antes de mais nada, é preciso saber qual é o seu tipo de rosto.

Pois é. Nem todos os rostos são iguais, naturalmente. As linhas que delimitam nossas faces variam muito, com algumas pessoas tendo traços mais angulares, outras traços mais arredondados, etc. Basicamente, podemos dividir o rosto masculino em 6 categorias:

Alguns rostos têm os traços bem característicos, sendo fácil definir em qual estilo se encaixam. Em certos casos, no entanto, as linhas podem ficar entre duas categorias.

Mas isso não é um problema. O mais importante é saber a regra básica de como harmonizar com os óculos: se você tem traços angulares, escolha óculos arredondado e vice-versa.

O objetivo, acima de tudo, é trazer equilíbrio ao visual. Quanto ao tamanho dos óculos, você precisa tomar cuidado para escolher um que não esconda as suas expressões faciais. Procure deixar a sua sobrancelha aparecer um pouco.

Rosto quadrado 

O rosto quadrado é fácil de identificar: tem a largura e a altura mais ou mesmo do mesmo tamanho, e traços bem angulares, com um queixo proeminente, testa e linha mandibular forte.

Os óculos ideais para esse tipo de rosto são os que têm formatos mais arredondados.

Não necessariamente os redondos, mas os que não tem uma armação muito reta e angular. Se você quiser também pode escolher armações mais finas. Essas estratégias vão fazer com que você harmonize os traços fortes do rosto.

Rosto retangular 

O rosto retangular tem as mesmas características do quadrado, a diferença é que a altura é maior do que a largura, formando como que um retângulo. As dicas aqui são as mesmas em relação aos rostos quadrados.

Rosto redondo

O rosto redondo tem como característica principal o formato circular. Não possui traços angulares, não há delimitação nas testa, maxilar ou queixo, e também tem medidas parecidas em largura e altura.

Seguindo o raciocínio que já mostramos anteriormente, para esse tipo de rosto o legal é escolher um óculos com ângulos mais retos. Se você pegar um óculos mais arredondado, vai fortalecer excessivamente essa característica no seu rosto.

Rosto oval

O rosto oval também tem traços mais arredondados, parecido com o redondo. A diferença é que ele é mais alongado na altura e tem um queixo mais pontudo.

Esse é o rosto perfeito para escolher óculos. Como ele tem traços suaves e alguma angulação na região do queixo, todos os óculos criam alguma harmonização com ele. Aí você pode ficar à vontade para escolher o que mais combinar com sua personalidade.

Rosto triangular ou coração

No caso do rosto triangular, ele pode ser um triângulo normal (testa estreita e maxilar forte) ou triângulo invertido (o oposto, que também é chamado de coração). Em ambos casos, as linhas são angulares, então você pode apostar nos óculos de características arredondadas.

O rosto oval também tem traços mais arredondados, parecido com o redondo. A diferença é que ele é mais alongado na altura e tem um queixo mais pontudo.

Esse é o rosto perfeito para escolher óculos. Como ele tem traços suaves e alguma angulação na região do queixo, todos os óculos criam alguma harmonização com ele. Aí você pode ficar à vontade para escolher o que mais combinar com sua personalidade.

 

Fonte e fotos: El Hombre

 

 

 

Veja também