Rejuvenescimento Periocular - A juventude dos olhos

Procedimentos que amenizam os efeitos da idade com resultados naturais

Foto: divulgação

Conforme a idade avança, ocorrem mudanças anatômicas em todo o corpo, e a região dos olhos (periocular) acaba sofrendo os efeitos do envelhecimento. Há uma queda de praticamente todos os tecidos, que acabam se acumulando em áreas específicas do rosto, como pode ser observado com a queda dos cílios, das pálpebras e maior evidência das bolsas gordurosas, deixando a face com ar de cansaço, de tristeza. A boa notícia é que existem vários procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos que atenuam e amenizam as marcas do tempo com resultado natural.A medicina voltada para a estética dos olhos se aprimora cada vez mais com uma especialidade exclusiva para o rejuvenescimento dessa área: a cirurgia plástica ocular  que além de cuidar da beleza se preocupa em manter intacta a visão do paciente, o mais importante aspecto dos olhos.

Segundo a oftalmologista Sabrina Nau da Silva Piazza, Especialista em glaucoma, lentes de contato e Estética Oculofacial, da Clínica de Olhos São José, os avanços estéticos são inegáveis:

"O excesso de pele na pálpebra superior e o aparecimento de bolsas na pálpebra inferior são os sinais mais comuns de envelhecimento e de um olhar cansado. Para esses casos é possível aderir aos procedimentos cirúrgicos como blefaroplastia superior e inferior associadas ou não a outros procedimentos cosméticos como aplicação de toxina botulínica e preenchimentos com ácido hialurônico que permitem o rejuvenescimento dessa região, melhorando consideravelmente a estética periocular.Atualmente, priorizamos o reposicionamento das bolsas de gordura das pálpebras inferiores, para evitar o aspecto de olhos encovados (fundos) gerados pela esqueletização da face com o afundamento da órbita.

Outra opção de tratamento é a utilização de colírios para o aumento dos cílios. Essa medicação deve ser utilizada sob prescrição médica e, preferencialmente, o paciente deve ter seus olhos acompanhados por um médico oftalmologista, uma vez que a medicação pode causar alguns efeitos colaterais, como escurecimento da íris, hiperpigmentação da pele e redução da pressão intraocular, o que só o médico oftalmologista estará apto a diagnosticar.Contudo, o colírio quando aplicado corretamente não oferecer riscos, explica Dra. Sabrina Nau da Silva Piazza.

O médico oftalmologista, profissional especialista na área de olhos, pálpebras e órbita preocupa-se não somente com o aspecto estético das pálpebras, mas também em manter a proteção ocular, uma vez que de nada adianta obter o tão desejado rejuvenescimento da área dos olhos, se este vier acompanhado de complicações.

A especialista lembra que antes de se submeter a uma cirurgia plástica periocular é necessário um exame detalhado da visão. "Muitos pacientes já possuem problemas de visão sem saber e que podem ser agravados por um procedimento estético mal indicado, alerta Sabrina Nau Piazza, oftalmologista, especialista em Arquitetura Facial e Ângulos da Beleza com ênfase em MD Codes, no Instituto Jurado de Ensino e Pesquisa de São Paulo. 

A análise da arquitetura facial é fundamental para que haja harmonia de todo o conjunto e da sua funcionalidade, por isso, procure sempre um médico capacitado, pesquise sua formação, onde se especializou, converse, consulte, tire suas dúvidas.

“Os olhos são a janela da alma e a vitrine do coração!”

Em todo olhar há uma beleza pronta ou esperando para ser lapidada…

 

Para informações Dra. Sabrina atende na Clinica de Olhos São José
Endereço: Rua Caetano Lummertz, 456, Araranguá-SC 
Fone:(48) 3524-8177

Veja também