Rodas de conversa online abordam questões emocionais

Primeira ‘live-palestra’ no Facebook Rede Abrace Uma Vida

Diante da pandemia, as palestras e demais ações terão de ser virtuais. Neste sentido, a Rede de Proteção à Vida (RPV) promoverá parceria com as áreas de psicologia da Unesc e da Esucri, para realização de uma live-palestra, programada para o dia 26 de agosto, às 19h30, destinada ao meio acadêmico, nas áreas da psicologia, administração e TI (Tecnologia da Informação), mas aberta a todos os interessados no tema do trabalho voluntário nestes segmentos. O foco será tratar dos grandes benefícios do trabalho voluntário, divulgando as oportunidades de apoio à Associação Criciumense de Apoio a Saúde Mental (CERES), que está quase fechando. O link de acesso da live estará no Facebook e Instagram.

Antes da pandemia, uma grande parcela de pessoas já lidava com transtornos de ordem psicológica pelos mais variados motivos, demandando atendimento psicológico, emocional e espiritual, em órgãos da saúde pública e privada, CVV e em diversas religiões. Neste ano de 2020, por conta das restrições impostas pela covid-19, é bastante provável que estas questões emocionais tenham se potencializado, o que leva a crer que seus efeitos se estenderão, mesmo após a pandemia.

Este cenário, aliado à conjuntura econômica e a questão do desemprego, demandará a ampliação da rede de apoio voluntário na área da psicologia.

O voluntário da RPV, Roberto Caldas, explica como funcionará a primeira palestra-live organizada pela Rede.

“Com a presença das coordenadoras do curso de Psicologia da Unesc e Esucri, da CERES e da RPV, vamos demonstrar ao público ligado à área da psicologia, e a todos que se interessarem pelo tema, os benefícios poderosos do trabalho voluntário, além de esclarecer dúvidas e acolher a todos que desejarem se mobilizar de alguma forma, para atender a tantas pessoas em situação de risco emocional”.

Com esta transmissão ao vivo, serão destacadas as oportunidades imediatas de ação voluntária, como comenta Roberto:

“Entre as diversas opções existentes, destacaremos o fundamental trabalho da CERES (Associação Criciumense de Apoio à Saúde Mental), cujas atividades estão suspensas desde antes da pandemia, por conta da falta de voluntários. A CERES carece de braços na área da psicologia, mas igualmente na administração, marketing, TI e captação de recursos”. A entidade atua com grupos de psicoterapia, palestras sobre saúde mental, eventos e publicações.

Além da CERES, serão apresentadas diversas outras opções de voluntariado, como na própria RPV, no Centro de Valorização da Vida e nos projetos existentes na Esucri e na Unesc.

A live será aberta a todos os interessados, que poderão interagir, dirimindo dúvidas e apresentando-se ao trabalho, através do preenchimento de formulário bastante simples, a ser divulgado na data.

Conforme relata o voluntário Roberto, a divulgação se dará através das redes sociais da Unesc e Esucri, da RPV, além da própria imprensa, cuja relevância na prestação de serviços na área psicológica é enorme. 

Roberto finaliza. “Este ano de 2020, entre tantas lições, está mostrando ao mundo a importância e a urgência da solidariedade e da sinergia em todos os níveis. Por isso saudamos a parceria da RPV com a Unesc e a Esucri, em causa tão nobre”.

Conheça a RPV – Rede de Proteção à Vida

A Rede é um movimento voluntário, com foco na valorização da vida e prevenção do suicídio, que busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do tema, através de palestras e workshops. Fazem parte: Centro de Valorização da Vida (CVV),Polícias Militar/Civil, ACIC, Assoc. Criciumense para Saúde Mental/Ceres, Serv. de Psicologia Aplicada Esucri/SPAE, Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde/Nuprevips, SAMU, Compev, GASS (Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio), Sociedade de Psicologia de Criciúma, FIESC/SESI.

E-mail | Facebook | Instagram

 

Texto: Renata Angeloni

 

 

Veja também