SAMAE investirá na revitalização do Parque Belinzoni, em Araranguá

O Açude Belinzoni é considerado um aquário natural na Cidade das Avenidas

O Açude Belinzoni é considerado um aquário natural de Araranguá e é dele que sai a água que abastece cerca de 70% da área urbana do município. Sabendo da importância que o açude tem para a cidade, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), vem realizando um trabalho de preservação em todo o parque.

Em 2001 a autarquia já havia adquirido 11 hectares da área. Já na gestão de José Hilson Sasso, em 2017 o SAMAE comprou uma área do Parque Belinzoni (14.520,00m²), visando a preservação do local, que disponibiliza uma das águas mais puras do estado. Dando continuidade ao projeto de revitalização da área, o SAMAE realizou no último mês um leilão para a retirada de árvores exóticas ((Pinus Elliotti) fora da Área de Preservação Permanente (APP) do Açude Belinzoni.

Segundo o setor de licitações e compras do SAMAE, a empresa vencedora foi Dulce Mary Mattos de Freitas Martins – ME, de Araranguá, que arrematou a madeira (Pinus Elliotti) em forma de árvores em pé, no valor de R$: 35.350,00. “A empresa já está no local fazendo o corte das árvores e após a retirada vamos fazer a limpeza do espaço, e parte do dinheiro do leilão será investido na compra de mudas nativas e frutíferas para o reflorestamento da área”, disse o diretor do SAMAE, José Hilson Sasso.

Revitalização do Parque

O SAMAE realizou Processo Licitatório para a Contratação de empresa do ramo pertinente para execução de muro com tela, muro com bloco de concreto, ciclovia e calçadas, bem como a recuperação de calçadas já existentes, no Parque Belinzoni. A empresa vencedora foi a Engetom Construção Civil Ltda e os valores que serão investidos são de R$ 1.449.802,98, com recursos próprios da autarquia. “A empresa terá 8 meses para realizar a revitalização do espaço, que posteriormente poderá ser aberto ao público para visitação e passeios”, conclui Sasso.

Texto: SAMAE Araranguá

Foto: Divulgação

 

 

 

 

Veja também