Shantala: o que é e como fazer a massagem em bebês

A massagem para bebês alivia cólicas e melhora o sono dos pequenos

O bebê passa quase 10 meses no útero da mãe em um ambiente escuro e envolto em um líquido quentinho. Quando ele vem para fora, as mudanças não param: a luz é forte, cortam o cordão umbilical, que fazia sua nutrição, e sua mãe o amamenta. O reflexo de sucção faz com que o bebê consiga sugar o seio da mãe, mas o alimento chega, pela primeira vez, ao estômago e intestino.

Assim, o bebê tem que se adaptar a diversas alterações no ambiente de uma só vez. Isso pode fazer com que o sono seja difícil e as dores, como cólicas, apareçam. Nessa situação, algumas técnicas ajudam a melhorar esta adaptação ao meio externo. Uma delas é a massagem shantala.

O que é a massagem shantala?

A shantala é uma técnica de massagem para bebês que promete aliviar as cólicas e aumentar o vínculo com os pais. Ela tem origem indiana e influência da medicina ayurvédica, também praticada na região.

"O fato de ser uma massagem completa ajuda o bebê a se sentir novamente dentro do útero, onde as necessidades dela eram totalmente atendidas. É uma sensação de completude, que ajuda ele lidar com a roupa, a fazer xixi, cocô... ajuda ele a estar mais adaptado", explica a massoterapeuta e instrutora de shantala Priscila Castanho, criadora da Abraço Materno.

Benefícios da shantala

A shantala é uma massagem que toca toda a pele dos bebês, desde os dedos dos pés até o rosto. Por isso, ela traz diversos benefícios:

- Alivia cólicas, por aquecer a região abdominal

- Melhora o sono, por estimular a produção dos hormônios de relaxamento

- Ajuda o desenvolvimento dos órgãos do bebê

- Fortalece o vínculo com os pais

A pediatra e homeopata Lílian Cristina Moreira explica: "Os vínculos afetivos são basicamente construídos através dos 5 sentidos: tato, visão, audição, olfato e paladar. Junto com a amamentação ao seio, a shantala é uma prática que irá somar e favorecer este vínculo essencial na saúde do bebê".

Benefícios da shantala para os pais

Os pais e cuidadores que fazem massagem shantala nos bebês também têm benefícios:

- Conexão e vínculo com o bebê

- Afloramento de instinto do toque

"Não conseguimos lamber nossos bebês, como os animais, mas conseguimos massagear. Podemos nos fusionar com nossos bebês através da massagem", explica Priscila.

Quem pode fazer shantala?

Os cuidadores mais próximos do bebê, como mãe, pai e avós, podem fazer a shantala nos pequenos. É importante lembrar que é uma massagem íntima.

De acordo com a pediatra Lilian, o bebê a partir de um mês de vida já pode receber a massagem e não há limite de idade.

Como fazer shantala?

Antes de fazer a shantala, é importante se certificar que o bebê não esteja nem com fome e nem com sono, pois ele precisa estar disponível para a interação. As crianças maiores, que já conseguem decidir o que gostam ou não, precisam querer receber a massagem.

A shantala é feita com um óleo. De acordo com a medicina ayurvédica, só é recomendado passar na pele o que podemos comer. Por isso, é interessante que a massagem use um óleo 100% vegetal.

Além disso, se o bebê já estiver levando a mão à boca, na fase oral, o óleo que tenha algum tipo de aditivo químico pode prejudicá-lo.

Também é importante que o bebê esteja deitado sobre as pernas da pessoa que está aplicando a massagem e que a mãe ou o pai permaneça com contato visual.

Passo a passo da shantala:

1 - Passe o óleo em suas mãos e esfregue-as. Lembre-se de passar o óleo novamente, sempre que começar a massagear uma nova região (exceto o rosto do bebê).

2 - Peito: Com as mãos bem relaxadas e os dedos unidos, posicione-as no centro do peito do bebê. Deslize, horizontalmente, a mão esquerda até a axila de mesmo lado. Simultaneamente, faça o mesmo movimento à direita.

3 - Mais uma vez, comece o movimento no centro do peito do bebê, mas agora termine em cada um dos ombros dele.

4 - Começando o movimento pelo centro do peito da criança, suba uma mão de cada vez (formando um X), até o final do ombro. Deixe seus dedos chegarem embaixo da orelha dele. Sempre que a massagem for feita em movimentos alternados, inicie pelo lado esquerdo do bebê, que é o lado mais receptivo.

5 - Braços: Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o pulso do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o pulso, partindo do ombro. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade o movimento funciona como se o bracinho do bebê fosse uma corda, que você puxa para escalar uma parede.

6 - Faça um movimento de rosca (uma torção suave) com as duas mãos, iniciando pelo ombro e descendo até o pulso do bebê.

7 - Mãos: Apoie a mão do bebê, com a palma virada para cima, em uma das suas mãos. Use o seu polegar da outra para massagear a mãozinha dele, partindo do pulso e chegando até a ponta dos dedinhos.

8 - Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por toda a mãozinha do bebê.

9 - Aperte delicadamente os dedinhos do bebê, um a um, começando pelo polegar.

10 - Abdome: Faça um movimento com as suas mãos em concha, da base das costelas até o começo dos genitais dele. Essa técnica é ótima para aliviar as dores da cólica. Se as dores forem muito fortes, intensifique o movimento. Tire ou afrouxe a fralda para esse movimento.

11 - Pernas: Faça um círculo com as suas mãos, como se fosse um bracelete. Com uma delas, segure o tornozelo do bebê. Enquanto isso, a outra mão vem de encontro àquela que está segurando o tornozelo, partindo da virilha. Quando as mãos se encontrarem, alterne-as, dando continuidade ao movimento, como no passo 5.

12 - Pés: Apoie o pé do bebê em uma das suas mãos. Com a outra, deslize o polegar, massageando a sola do pezinho.

13 - Deslize sua mão espalmada e com os dedos unidos por todo o pé do bebê, tanto a sola como o peito.

14 - Aperte delicadamente os dedinhos do pé do bebê, um a um, começando pelo polegar.

15 - Costas: Com o bebê de barriga pra baixo, passe as mãos por toda as costas do bebê, até os tornozelos.

16 - Rosto: Delicadamente, aperte as áreas do rosto do bebê com as pontas dos dedos.

Quanto tempo dura a shantala?

Todo o processo da shantala dura de 15 a 20 minutos, dependendo da velocidade dos movimentos e das interrupções, como para mamar ou trocar fraldas, por exemplo.

Existe alguma contraindicação?

Segundo a pediatra e homeopata Lílian Cristina Moreira, não há contraindicações da shantala para bebês saudáveis.

Referências:

Lílian Cristina Moreira, médica pediatra e homeopata

Priscila Castanho, massoterapeuta, instrutora de shantala e criadora da Abraço Materno

Fonte: Minha Vida

Fotos: Bebe Abril e Manual da Mamãe

Veja também