Sicredi Sul disponibiliza recursos para Plano Safra 2020/2021

Instituição Financeira Cooperativa lidera operações de fomento ao agronegócio no novo ciclo agropecuário

Para reforçar sua atuação junto ao agronegócio brasileiro, consolidando a posição entre os principais financiadores do setor, o Sicredi irá disponibilizar mais de R$ 22,9 bilhões em crédito rural no Plano Safra 2020/2021 em todo o país, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano-safra anterior. No sul catarinense, a Sicredi Sul SC reafirma parceria com o agricultor.

Os associados que utilizaram as linhas do Plano em anos anteriores já possuem crédito pré-aprovado, assegurando agilidade. “Com os recursos que obtive nos últimos anos com o Sicredi eu consegui manter a minha produção por mais tempo na propriedade e, com isso, ganhar preço. Sem contar todas as melhorias que fiz aqui”, afirma Delonei Tramontin, produtor de sementes de arroz, morador de Forquilhinha e associado ao Sicredi há seis anos. 

Mas a parceria vai além do produtor rural.  A relação da Instituição Financeira Cooperativa com os engenheiros agrônomos é de proximidade e valorização. Desde 2019, esses profissionais que prestam assistência técnica aos produtores contam com o Protec Agro, um portal de confecção de projetos técnicos que facilita a troca de informações entre os profissionais e a cooperativa.

“Essa ferramenta garante mais agilidade na análise e na liberação dos recursos solicitados pelo agricultor”, explica Erli Silveira Lima, diretor executivo da Sicredi Sul SC. “O Protec Agro tornou o processo ainda mais ágil. Além de conseguir lançar uma operação pelo celular, ao cadastrar um projeto, eu já formo uma base com os dados dos meus clientes para futuras operações”, explica Rafael Mazucco, engenheiro agrônomo. 

De acordo Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC, mesmo em um ano atípico, manter-se ao lado do associado continua sendo a premissa de atendimento da Instituição Financeira.

“Nossos canais se mantiveram abertos nos últimos meses e todas as nossas linhas de crédito permaneceram ativas para o sócio”, destaca Westrup, que reforça ainda a vocação da empresa de apoio aos pequenos e médios produtores. “No Plano Safra 2019/2020, eles representaram 80% das operações realizadas. A expectativa é que esse patamar seja mantido no próximo ciclo”, finaliza o presidente.

Como contratar

O Sicredi já está recebendo as propostas de financiamento para o Plano Safra 2020/2021. Antes de solicitar o crédito, o produtor rural associado deve fazer o planejamento da próxima safra (considerando o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica quanto ao uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados). Depois disso, munido de todas essas informações, poderá procurar a sua agência para dar andamento à proposta e demais procedimentos para aprovação e liberação do crédito.

 

Texto: Giovana Pedroso

Fotos: Divulgação

Veja também