Tendências de decoração para sala em 2022

Veja o que não pode faltar na sua casa no próximo ano


Devido a pandemia do novo coronavírus, várias coisas mudaram em nossas vidas. O jeito de se comunicar mudou. Assim como a vida social e, claro, o jeito de trabalhar. Sem a existência da vacina, a única saída era manter o isolamento social.  

Com isso, milhares de brasileiros partiram para o home-office. Porém, sem uma adaptação o lar não é o melhor lugar para se trabalhar. 

“Depois do home-office, a sala com certeza foi o segundo lugar mais utilizado nesses últimos anos de pandemia, por exemplo o braço do sofá virou apoio do notebook, mesas de centro se tornaram necessárias para apoiar xícaras de café para longas jornadas de call e mais call. Sem contar lives”, afirma Leandro Marcato, fundador da Veromobili. 

Móveis versáteis e multifuncionais 

Essa é uma das exigências. Sofás que se tornam camas confortáveis para aproveitar ao máximo a sala. Mesas de centro que são mais simples de mexer e levar de um canto a outro. Locais para apoiar copos e pratos. A sala virou quarto, sala de vídeo game, cinema e muito mais. Um ambiente múltiplo e com diversas necessidades. 

“Depois de todo entendimento do consumidor para esses espaços eles começaram enxergar a necessidade de um novo sofá, novo rack para guardar mais objetos, prateleiras para quadros, mesa de centro e lateral. Muitos casos também as salas se apertaram e ganharam uma estante e escrivaninha para tornar o escritório. Enxergando essa tendência a Vero correu atrás lançando novos modelos de escrivaninhas, racks, sofás e mesas de centro/lateral.

Também vale lembrar das sapateiras que ganharam um cantinho na sala e hall de entrada para não ter a necessidade de entrar com calçado até o quarto”, complementa Leandro Marcato.

Fonte: Dobra Arquitetura
Fonte: Dobra Arquitetura

Conexão com a natureza

Assim como o trabalho, que foi para dentro de casa, a natureza também ganhou espaço nos lares brasileiros. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), as vendas de flores, plantas e itens relacionados à jardinagem aumentaram 21% nos últimos doze meses.

Vale lembrar que os artigos ligados à natureza não servem apenas para decorar a casa, eles também fazem bem à saúde. 

Entre os mais diversos benefícios da conexão com a natureza, podemos destacar três: previne problemas cardíacos, alivia o stress e reduz as chances do aparecimento de doenças psiquiátricas.

Conforme um estudo publicado na renomada revista Nature, 10% dos casos de depressão poderiam ser evitados se o paciente passasse duas horas semanais junto à natureza. 

A versatilidade também está presente na proposta. A inserção da natureza dentro de casa pode ocorrer por meio de uma flor pequena, uma mini horta dentro do vaso ou até mesmo com um espaçoso jardim suspenso. 

Veja também, o artigo "Plantas: a natureza em contato com seu estilo de vida".


Fonte: Dicas de mulher

Decoração boho

O nome boho vem da palavra bohemian, que significa boêmia, uma prática de vida não convencional. O charme da decoração boho vem da mistura de estilos, como hippie, oriental e punk. O segredo é saber mesclar para que o ambiente não fique pesado.

Na decoração, ele se traduz por utilizar tons terrosos, bem próximos do bege e do marrom.  Em relação às texturas, destacam-se as naturais, como móveis de madeira. Além disso, o boho tem um toque rústico com peças artesanais. Portanto, esse tipo de decoração também pode promover a conexão com a natureza. 


Fonte: Blog Casa da Iaza

Conforto 

De nada adianta um ambiente multifuncional e ligado à natureza sem a existência do conforto. Uma casa com o clima comfy é recheada de móveis acolchoados, texturas macias, tons claros e iluminação natural. Tudo isso cria uma sensação de suavidade no local. 


Fonte: Tamara Williams

Conceito aberto 

Criado na década de 1990 em Nova Iorque, Estados Unidos, você já deve ter ouvido sobre o conceito aberto, que serve para a integração dos ambientes, abolindo o uso de paredes e divisórias.

O intuito é dar amplitude a imóveis de pouca metragem, aumentando a funcionalidade dos espaços e permitindo que os ambientes se conversem. 

O layout aberto promove a interação com os demais membros da família. Por exemplo, o pai, que está preparando o jantar na cozinha, consegue ficar de olho nos filhos sem ter que se deslocar para outro cômodo.  

Normalmente, a integração ocorre entre a área de serviço, varanda, sala e cozinha. Apenas o banheiro e o quarto ficam separados.


Fonte: Casa Abril

Casa conectada 

Uma casa conectada, também conhecida por casa inteligente, consiste na automatização dos lares por meio de assistentes virtuais, que realizam desde diversas tarefas, como ouvir músicas ou podcasts, ligar o ar condicionado, apagar as luzes e fechar cortinas e persianas. Essa é uma tendência que chegou para ficar, sem sombra de dúvida.

Gostou das dicas? Clique aqui e confira muitas outras referências e tendências de decoração.

Fonte: Maria Gabriela Ortiz

Veja também