Transtornos alimentares: descubra o que causa e como tratar

Entenda quais são as causas e tratamentos dos transtornos alimentares

Durante a adolescência e o início da idade adulta, nos deparamos com os padrões estéticos da sociedade, buscando, muitas vezes, segui-los ao pé da letra – sem entender que cada um tem sua beleza e particularidades.

O grande problema é quando toda a ansiedade pela perfeição acaba gerando um transtorno alimentar. Nesse caso, condições psicológicas e físicas entram em ação, comprometendo a qualidade de vida do indivíduo que sofre com o problema.

Por se tratar de um assunto bastante atual e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, hoje vamos falar sobre as causas e tratamentos dos transtornos alimentares.

Pronta para saber mais sobre o tema? Continue sua leitura até o final!

O que são transtornos alimentares?

Os distúrbios alimentares são divididos em dois extremos: eles podem se tratar de hábitos alimentares que acabam levando a um excesso do consumo de alimentos ou a uma redução drástica da quantidade de nutrientes ingeridos.

Desta maneira, os transtornos alimentares estão relacionados com uma série de condições psicológicas que podem afetar seriamente não só a estética, mas também a qualidade de vida do paciente.

Dentre as principais condições que se relacionam com tais distúrbios, temos a ansiedade e a pressão social gerada pela busca do corpo esteticamente perfeito.

Infelizmente, milhões de pessoas sofrem com o problema em todo o mundo e eles tendem a ser ainda mais comuns no início da idade adulta ou na adolescência, em que a opinião alheia e as redes sociais são ainda mais decisivas sobre os padrões corporais vigentes na sociedade.

Quais são as causas desses distúrbios?

Embora os problemas relacionados com os transtornos alimentares geralmente sejam multifatoriais e tenham várias causas, podemos citar alguns fatores de risco que contribuem para o surgimento das maiores complicações. Dentre os principais fatores, temos:

  • Pacientes com condições de saúde mental como: ansiedade, depressão ou transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  • Maus hábitos de alimentação;
  • Distúrbios hormonais;
  • Questões emocionais relacionadas com o problema;
  • Baixa autoestima e aceitação;
  • Distorção da imagem corporal;
  • Excesso de preocupações com o corpo, opinião alheia e padrão de beleza pregado na sociedade – muito comum nas culturas ocidentais e difundidos pelas redes sociais.

Quais são os principais transtornos alimentares?

Existem vários tipos de transtornos que podem comprometer a saúde nesse sentido. Embora as mais famosas sejam a anorexia e a bulimia nervosa, também temos casos de: transtorno de compulsão alimentar, vigorexia, hipergafia e ortorexia.

Para quem pensa que os transtornos só estão relacionados com obter um corpo magro, engana-se.

A vigorexia, por exemplo, se caracteriza por um quadro em que o paciente é totalmente insatisfeito com seu corpo, levando a prática de exercícios físicos – muito comuns no sexo masculino.

Já a ortorexia acontece quando a pessoa se preocupa em comer apenas alimentos saudáveis e acaba deixando a situação obsessiva.

Sabia que alguns casos podem ser impeditivos para cirurgia?

Casos graves de transtornos alimentares podem levar ao impedimento de uma cirurgia plástica, principalmente por que algumas situações envolvem pessoas magérrimas que acham que necessitam abolir as gordurinhas por meio da lipoaspiração.

Nesse caso, a maioria dos fatores está relacionado com distorção da imagem corporal e necessitam de avaliação médica especializada antes de pensar em realizar qualquer tipo de procedimentos estéticos.

Como tratar transtornos alimentares?

Embora os quadros de distúrbios alimentares sejam bastante diversos, em geral as equipes de tratamento funcionam de maneira interdisciplinar, envolvendo:

  • Psicólogo;
  • Equipe médica;
  • Nutricionista.

O apoio familiar é essencial nas situações, tanto que a terapia familiar acaba sendo uma prática muito realizada – principalmente nos jovens.

Vamos alguns casos isolados:

  • Tratamento para bulimia

Como a bulimia envolve muito fatores psicológicos, o tratamento é feito com base em psicoterapia e nutrição. Casos sérios podem necessitar de medicamentos para melhorar situações como depressão e ansiedade – incluindo antidepressivos e promotores e estabilizadores de humor.

  • Tratamento para anorexia

Quando a situação já estiver muito fora do controle, talvez um internamento hospitalar se faça necessário para reestabelecer a alimentação no paciente, que pode estar muito desnutrido. Psicoterapia, medicamentos e nutricionistas podem ser bem-vindos.

  • Transtornos obsessivos

Muitos transtornos obsessivos podem levar a obesidade. Nesse caso, o tratamento pode ser feito com apoio psicológico, para diminuir a ansiedade relacionada, e envolve uma reeducação de hábitos.

A alimentação precisa ser regrada por um nutricionista e uma equipe multidisciplinar precisa agir sobre a saúde, incluindo a prática de atividades físicas para melhorar o contorno corporal e devolver ao máximo a qualidade de vida perdida, gerando saúde e bem-estar.

Casos extremos podem ser ajudados com cirurgia de redução do estômago - mas antes o indivíduo precisa estar bem tratado de suas condições psicológicas, para não perder o sucesso da cirurgia.

Lembre-se: quanto antes buscar ajuda, menos complicado se torna o caso – que muitas vezes, além de psicológico e mental, já envolve problemas físicos envolvidos, como desnutrição ou obesidade.

Outros aspectos importantes

Afetando mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, os transtornos alimentares envolvem qualquer mudança de hábitos que esteja relacionada com o excesso ou falta de alimentação.

Preocupações excessivas com o corpo e com a alimentação saudável também entram para a lista, tendo como exemplos a vigorexia e a ortorexia.

Para piorar ainda mais a situação, o tratamento envolve bastante força de vontade, visto que demanda uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, médicos e psicólogos na maioria dos casos – além de todo o apoio da família.

Embora exija esforço, é possível se livrar do transtorno e ter uma vida de qualidade com a ajuda médica necessária.

É importantíssimo ficar de olho nos jovens, que se sentem mais ansiosos pela pressão social com a imagem corporal e tendem a sofrer mais com tais distúrbios.

Se você estiver com dúvidas ou conhecer alguém que está precisando de ajuda, não hesite em procurar um profissional especializado. Com auxílio, os transtornos alimentares podem ser tratados, independente de sua causa.

Gostou do conteúdo de hoje sobre transtornos alimentares? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

Fonte: Aescare

Foto: middleeastmonitor.com

Veja também