Troféu Alzira Rabelo edição 2018 é marcada por emoção

 Homenagem entregue pelos vereadores araranguaenses a 15 mulheres

 

Além de comemorar a semana da Mulher, delas representarem a maioria dos eleitores no país e serem fundamentais para o desenvolvimento político e econômico na nossa sociedade, conseguem desempenhar papéis simultâneos que são dignos de admiração. Por isso, há alguns anos, as mulheres são homenageadas na semana que se comemora o seu dia pela Câmara de Vereadores de Araranguá com a entrega do Troféu Alzira Rabelo, nome que remete a primeira e única prefeita que administrou o município em duas oportunidades no ano de 1946.

E, foi na noite de quarta, 07, que o Troféu Alzira Rabelo foi entregue a 15 homenageadas numa sessão solene realizada no plenário da casa. O regimento determina que todos os anos cada vereador escolha a sua representante a livre critério. Neste ano, além de convidados, autoridades e a comunidade que lotou o plenário, também se fez presente o prefeito, Mariano Mazzuco e a filha de Alzira Rabelo que representou a família. Em sua fala, Sônia Rabelo Elias, que estava emocionada lembrou da passagem de sua mãe em vida e a importante contribuição para a história da cidade, assim como parabenizou todas que seguiram este exemplo.  

Para o presidente da Câmara, Daniel Viriato Afonso, o momento é de muita importância. “Como vereadores precisamos demonstrar nossa gratidão com as mulheres e as pessoas da nossa comunidade. Essa é uma singela homenagem que representa muito a quem recebe e a quem concede. Foram homenageadas não apenas mulheres, mas mães, donas de casa, empresárias, comerciantes, enfim, representantes de diversas categorias que contribuem muito com Araranguá”, concluiu.

 Conheça as homenageadas:  

 DARNEL MARIA SANTA HELENA MACHADO

Homenageada pelo do Vereador Adão Vieira dos Santos, Darnel é  comerciante do bairro Coloninha, no ramo da panificação e desde solteira atuou na área, enfrentando todos os desafios do empreendedorismo. Casada, possui três filhas e quatro netos.

 ALVACI PEREIRA BORGES

Homenageada do Vereador Cristiano da Silva Costa, é viúva do ex-vereados, Joel Borges. Atua em diversos projetos sociais na sua comunidade e leva adiante o trabalho que realizava junto do marido. Mãe de dois filhos é avó de sete netos.

ZAIRA DOMINGOS TAVARES

Homenageada do presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Viriato Afonso, a comerciante do bairro Jardim Cibele é mãe de 3 filhos. É uma das primeiras moradoras daquela comunidade. Perdeu os pais num trágico acidente e anos depois, foi a vez do marido, Antônio Tavares, perder a vítima noutro acidente. Ligadas a trabalhos sociais, é uma das lideranças da Igreja católica na sua comunidade. 

 INÊS REGINATTO GOULART

Homenageada do Vereador Diego Rosa Pires, Inês é técnica de enfermagem e dedicou boa parte de sua carreira atuando no posto de saúde do bairro Sanga da Toca, dedicando-se com amor e carinho aos pacientes o que a tornaram especial naquela comunidade.

DÉBORA ALANO DANIEL

Homenageada do Vereador Igor Batista Gomes, a professora, Débora, é atuante. Ligada a diversos movimentos sociais e culturais, assumiu a secretaria de Cultura do município e foi a coordenadora da primeira semana cultural de Araranguá. Mãe de dois filhos, é casada e atua no Colégio Murialdo há mais de 30 anos.

ALBERTINA REGINA DE FREITAS

Homenageada do Vereador Jacinto Dassoler, a professora de artes, Albertina, é lotada no município, passou no seu concurso em primeiro lugar. Além disso, realizou alguns projetos nos Clubes de Mães e também no Ciarti.

 MAFALDA DE LIMA

Homenageada do Vereador Jair Arcênego Anastácio, a moradora do bairro Nova Divinéia, é de família de agricultores, representa as mulheres que assumiram a responsabilidade dos filhos e da casa sozinha com muita responsabilidade e amor. Atuante em sua comunidade, ajudou a fundar a associação de moradores, além de liderar diversos ministérios da igreja católica.

STELA MARIS DA ROCHA BITTENCOUT

Homenageada do vereador, Jorge Luiz Pereira, Stela atuou por 33 anos como professora de datilografia e auxiliar de escritório da Escola Profissionalizante Kirana Lacerda. Também dedicou-se a projetos sociais com menores infratores, os detentos do Presídio Regional e presídio a Associação das Mulheres Amigas da Infância.

 SCHEILA SERAFIM FRANCISCO FREITAS

Homenageada do Vereador João Abílio Pereira, Sheila é filha de agricultores do bairro Santa Barbara. É professora de História, atuando na rede pública. Participa atualmente da Associação de Moradores do bairro, Nova Divinéia, onde reside, além de se dedicara  diversas atividades na igreja católica.

 JANE APARECIDA SOARES DE SOUZA

Homenageada do Vereador José Carlos da Rosa, é casada, mãe de dois filhos. Jane já atuou em diversas áreas profissionais, entre elas, o comércio e na área pública. Atualmente é gerente de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá.

ADAIR DE OLIVEIRA ALMEIDA

Homenageada do Vereador, José Márcio Scarsanella, a senhora, Adair, exerceu o magistério por 22 anos. Mãe de quatro filhas e avó de sete netos, é aposentada desde 2002 e foi uma das fundadoras da creche Ninho do Amor Perfeito. Participa de diversas ações sociais e é uma das líderes da Igreja Católica das comunidades da Igreja Matriz.

 MARILUCE RODRIGUES DA SILVA BILCK

Homenageada do Vereador, José Paulo Roldão, é professora por vocação. Foram 27 anos de trabalhos prestados na Educação. Enfrentou um câncer no ano de 2012 e superou a doença com muita fé e a ajuda de amigos e familiares.

 MARIA JOSÉ PEREIRA DE SOUZA

A homenageada do vereador, Luciano Zeferino Pires,  é membro da diretoria do Grêmio Fronteira e uma das fundadoras da creche Ninho do Amor Perfeito. Ligada a diversos ministérios da Igreja Católica e movimentos sociais, seu comércio comemora 50 anos de fundação.

 LIZETE MAY FRANKLIN

Homenageada do vereador, Pedro Paulo de Souza, a dentista, Lizete, também atuou como professora na Escola Maria Garcia Pessi, ministrando aula de ciências e língua estrangeira. Mãe de 2 filhos a avó de 3 netos, é natural de Tubarão e elegeu Araranguá para viver, demonstrando sempre muito amor pela cidade.  

 IONE ANTÔNIA MATOS

Homenageada do Vereador Ronaldo Soares, é gaúcha mas residente em Araranguá. Ione é costureira por profissão e aposentada como funcionária pública. Seus filhos são empreendedores m Araranguá estabelecendo alguns negócios na cidade. Mãe de dois filhos, tem quatro netos e quatro bisnetos.

Release: Morgana Daniel 

Veja também