Tubarão tem melhor IDM entre as cidades do Sul

Melhor Índice de Desenvolvimento Municipal, segundo indicador feito pelo Sistema Federação das Indústrias RJ

Tubarão é a cidade da região sul de Santa Catarina com melhor Índice de Desenvolvimento Municipal. Aparece em 13º lugar (Santa Catarina) no indicador que avalia o acesso da população à saúde, educação e emprego formal com base nos dados de 2009. Na escala de 0 a 1, Tubarão recebeu a nota de 0,825 - o que garante a classificação de alto desenvolvimento.
 
O indicador é medido pelo Sistema da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e tem metodologia similar à das Organizações das Nações Unidas (ONU) para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apesar da boa nota, Tubarão caiu uma colocação se relacionado ao relatório de 2007.
 
Tanto a saúde quanto a educação receberam avaliações de alto desenvolvimento (0,848 e 0,896, respectivamente), mas o emprego e a renda tiveram desenvolvimento moderado (0,735).

Segundo o professor de Economia da Unisul Jailson Coelho, o avanço é considerado pequeno, principalmente se levar em consideração toda a região sul do estado, já que 53% dos municípios com alto desenvolvimento estão no Vale do Itajaí.
 
"Em Santa Catarina nós estamos bem classificados. Mas poderíamos afirmar que somos os melhores em relação aos piores", critica.
 
O secretário de Gestão Municipal de Tubarão Estener Soratto Júnior afirma que a posição da cidade poderia ser melhor se houvessem mais indústrias, o que movimentaria a economia local.
 
"Nós temos total consciência de que a nossa cidade possui a economia pautada na prestação de serviço e também no comércio. Cerca de 90% dos empregos estão nestes segmentos e apenas 10% na indústria. Portanto, precisamos de mais indústrias para que possamos ter condições de ter maior volume financeiro sendo movimentado na cidade", acredita.
 
A pesquisa serve também como indicador de qualidade de vida nas cidades brasileiras, o que faz Tubarão estar em uma colocação privilegiada. No ranking nacional, dos mais de 5,5 mil municípios, a cidade aparece na 148ª posição.
 
"A educação acredito que está evoluindo. Minhas filhas estão tirando notas boas", diz Alessandra de Oliveira, tubaronense e sub-gerente de uma fábrica.
 
Já o aposentado Pedro Rodrigues reclama. "Tubarão ainda não chegou ao ponto de outras grandes cidades. Acho que pode melhorar e bastante".


Assessoria de Imprensa Prefeitura de Tubarão

Veja também