Turvo: Sete décadas de desenvolvimento e história

Cidadãos apaixonados por sua terra têm muito a comemorar

No início do século passado, surge o primeiro ciclo de ocupação da região de Turvo. Rica de natureza, circundada por morros, rios e matas nativas, o lugar perfeito para os primeiros imigrantes italianos se estabelecerem e iniciarem a colonização que deu origem a cidade de Turvo. Hoje, celebrando 70 anos como um dos distintos municípios da região da Amesc destaca a agricultura forte, uma indústria promissora e carrega o título de a Capital Nacional da Mecanização Agrícola e uma referência no cultivo e colheita de arroz irrigado.

Muito a comemorar

Entusiasta, o prefeito Tiago Zilli se revela um apaixonado por sua terra e diz que o município tem muito a comemorar aos 70 anos. “O progresso e o desenvolvimento dessa cidade se fez graças ao trabalho árduo das famílias colonizadoras, aos seus descendentes que aqui construíram suas vidas, seus negócios, suas lavouras e a todas as pessoas que contribuíram para que Turvo atingisse essa evolução”.

E para celebrar as sete décadas, no mês de Março, a Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo, promoveu rica programação ao longo da semana de aniversário. Os festejos iniciaram na noite de véspera da data, dia 19, quando a população foi brindada com shows da banda Dazaranha, os Sanfoneiros de Turvo e a cantora Poliana Peres. No dia 20, o aniversário do município, foi celebrado na Igreja Matriz com grande missa na presença do Bispo Dom Jacinto da Diocese de Criciúma, com o corte do bolo e atividades na praça da Igreja Matriz. No sábado, dia 23, a escolha da Rainha da Festa do Colono, grande evento que acontece em Agosto e tem como objetivo homenagear o homem do campo e suas famílias.

Infraestrutura urbana e investimentos

A produção agrícola é o forte da economia local, dessa forma, a importância das obras da BR-285, na Serra da Rocinha. Além disso, Turvo se destaca pelo turismo de negócios e rural, então a liberação da BR-285 deve facilitar a vinda de visitantes, pontua o prefeito.

Um dos principais destaques na infraestrutura local está na ligação com o interior para incrementar escoamento das safras. Atualmente, Turvo conta com cerca de 70 quilômetros de asfalto entre comunidades rurais e Centro. “O asfalto é alvo de investimento há anos, não porque ele é a solução dos problemas, mas porque facilita a vida do povo, dos produtores rurais e empresas”.

Outra obra importante para a infraestrutura da cidade é a ciclovia inaugurada recentemente, na entrada do município, e um segundo trecho está sendo concluído na saída de Turvo em direção a Timbé do Sul.

Saúde e saneamento

No setor de saúde, o prefeito ressalta o “excelente trabalho feito pelo Hospital São Sebastião, sendo hoje referência para toda a região”. A Prefeitura tem um programa que faz a entrega de medicamentos nas casas de idosos e doentes crônicos, e as mulheres com 40 anos ou mais também têm uma atenção especial com o programa “Sim, eu me amo”, que oferece mamografias de forma gratuita.

Mas a novidade é o projeto “Filhos do Turvo”, que está sendo elaborado e, quando concluído, deve garantir toda a assistência necessária para gestantes e bebês que residem em Turvo, de acordo com algumas regras. O Município vai garantir todos os cuidados durante o pré-natal e vai pagar todas as despesas referentes ao hospital, como internação, parto, seja normal ou cesárea.

No saneamento básico, a primeira etapa foi inaugurada em dezembro passado, com 488 ligações; a segunda fase está concluída,  em fase de testes, e deve ligar mais 500 casas e empresas ao sistema de esgotamento sanitário. “Serão 980 ligações na área urbana, o que corresponde a 70% de área do município com saneamento básico, totalizando R$ 10 milhões de investimentos, trazendo saúde para todos”, avalia.

Assistência Social e Educação

Segundo o prefeito, com auxílio do Governo Federal, o Município entregou, no ano passado, 95 casas populares para pessoas de baixa renda, diminuindo o número de famílias sem moradia. Para as crianças, há investimentos em uma escolinha de futebol. Há ainda um programa voltado para a qualidade de vida dos idosos.

Na área da educação, a Prefeitura paga o transporte escolar para alunos do município e também investiu numa cozinha industrial que fornece 3 mil refeições ao dia para sete escolas. A alimentação tem como base a Agricultura Familiar do município. “Estamos construindo mais uma creche para 150 crianças, no Centro, então teremos cinco creches”, conclui o prefeito de Turvo, Tiago Zilli.

Fotos: Haroldo Schuvartz, Jornal Volta Grande, Bob Monteiro e Sul Fashion

Veja também