UFSC Araranguá atua no apoio ao estudante durante pandemia

Doações de alimentos, medicamentos e recursos para que possam viabilizar a volta

Desde o dia 15 de Março, em virtude da pandemia de coronavírus, a Universidade Federal de Santa Catarina decidiu por suspensão das aulas e posteriormente de suas atividades presenciais. Com isso, alguns pontos importantes na questão da permanência e do apoio ao estudante também foram afetados, como por exemplo o Restaurante Universitário. Visando minimizar estes problemas e prestar apoio aos seus alunos, o Campus Araranguá criou um Grupo de Trabalho de Apoio Discente.

O GT conta com voluntários entre docentes, técnico-administrativos e alunos, que atuam em diversas frentes. Os estudantes que necessitam de algum tipo de apoio devem preencher um formulário conforme suas necessidades, onde também indicam se recebem algum tipo de recurso da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE. A partir deste formulário o grupo discute a forma que podem auxiliar. Já foram atendidos alunos em questões como doações de alimentos, medicamentos e recursos para que possam viabilizar a volta para suas cidades de origem.

A presidente do Grupo de Trabalho, Carla Godoi, conta que todo o trabalho está sendo feito com o máximo de cuidado. “O pessoal que faz a separação dos alimentos faz toda higienização das embalagens. Também é apenas uma pessoa que faz as compras e a entrega. Estamos tentando evitar o máximo possível a circulação.” Explica a pedagoga do Campus Araranguá.

Carla ainda comenta que o trabalho não fica apenas na entrega de doações. “A gente tem telefonado para os alunos que preencheram o formulário e orientado em diversas questões, como por exemplo pagamento de aluguel, tentando negociações com os locatários. Também outras questões como água, energia. Tentando ajudá-los para que eles possam gerir seus recursos neste momento.”

O grupo recebeu doação de alimentos da PRAE, e também arrecadou recursos junto a entidades representativas dos docentes e técnicos. Além disso, pessoas físicas também tem doado. O GT divide-se em subgrupos para que o trabalho possa ser feito com o máximo de transparência para que todas as contas sejam prestadas de forma correta. “Cada aluno que recebe uma doação assina um termo de recebimento e tudo é organizado em planilhas para que possamos prestar contas.” Esclarece Carla.

Até o momento foram atendidos 33 estudantes do Campus. Os alunos que precisam de algum auxílio podem preencher o formulário disponível neste LINK. Aos interessados em fazer algum tipo de doação ou atuar junto ao grupo de trabalho é necessário que preencha o formulário disponível que pode ser acessado clicando neste outro LINK.

 

Fonte e fotos: Imprensa USFC Araranguá

Veja também