UFSC e IFSC Araranguá produzem máscaras para profissionais

Cidade das Avenidas recebe ajuda da área acadêmica

Grupo do CTS da UFSC de Araranguá, trabalhando em conjunto com o IFSC da cidade, está produzindo máscaras para os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao coronavirus - COVID-19. Esse tipo de máscara especial, também conhecido como face shield (protetor facial), cobre todo o rosto do profissional de saúde e é usado em conjunto com a máscara convencional, que cobre boca e narina.

O grupo utiliza impressoras 3D para imprimir os suportes das viseiras, seguindo modelos disponíveis publicamente. As viseiras das máscaras são de lâminas de acetato, e foram recebidas por doação, e cortadas à laser, por cortesia, por uma empresa da cidade. A fita elástica usada para prender a máscara à cabeça também foi recebida por doação. Após a montagem, as máscaras são higienizadas e embaladas para entrega.

As máscaras produzidas até o momento foram entregues ao comitê de enfrentamento do coronavirus na cidade, e já estão em uso no centro de triagem da prefeitura, localizado no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens.

O material recebido por doação permite, de início, a produção de 80 máscaras. A partir dessa semana, o grupo pretende manter um trabalho intensivo na produção dos suportes, que é o processo mais demorado, e na aquisição de mais materiais por doação.

Para doação, exclusivamente em materiais, serão necessários rolos de filamentos para as impressoras (PLA 1.75mm) e lâminas de acetato cristal 050. O contato para doação pode ser pelo E-MAIL.

Segundo o docente da UFSC - Campus Araranguá, professor Luciano Lopes Pfistcher, o projeto deve atender não só a cidade das avenidas. "O objetivo do grupo é atender plenamente as necessidades de Araranguá e, após, estender a entrega para a região e outras localidades de Santa Catarina e do país." Explica o Luciano.

Participam desse grupo voluntário, pela UFSC, o discente Alef Julio Schaefer Cerutti, do curso de Engenharia de Energia, os professores Luciana Bolan Frigo e Jim Lau, do Departamento de Computação, e o professor Luciano Lopes Pfistcher, do Departamento de Energia e Sustentabilidade. No IFSC, o professor Werther Alexandre Serralheiro comanda os trabalhos.

 

Fonte e fotos: Comunicação Institucional - UFSC Araranguá

Veja também