Unesc Araranguá e UnescTec contribuindo com o Extremo Sul

Ensino técnico foi pensado para unir conhecimento prático e suprir demandas locais, proporcionando uma rápida inserção no mercado de trabalho


A Unesc Araranguá e a UnescTec têm se consolidado como projetos frutíferos da Universidade e compartilhado conquistas e contribuições à sociedade ao longo de suas trajetórias. A chegada da Intuição no Extremo Sul de Santa Catarina foi considerada um marco para a região e a nova proposta de inserção no ensino técnico foi pensada como uma resposta às demandas de mão de obra qualificada do mercado.

São estudantes como a Silvia Renata Machado, do curso técnico em Podologia, que ansiosos aguardaram por este momento. “Estamos muito felizes de finalmente pode estar na Universidade. A Unesc já faz parte da minha vida há alguns anos, quando minha filha ingressou no curso de Artes Visuais no campus de Criciúma. Quando a Instituição chegou aqui não esperei e me matriculei, então chegou a pandemia e a espera foi longa”, contou.

Finalmente podendo estudar na Universidade, Silvia vivenciou no segundo semestre de 2020 suas primeiras aulas, com algumas aulas práticas, e já tem a certeza de quem um futuro brilhante a aguarda. “Com certeza vamos sair daqui profissionais capazes de exercer com qualidade a profissão. A estrutura, os professores, cada detalhe tem feito esta uma experiência incrível”, evidenciou.

A história da estudante é apenas uma das muitas que passarão pelos corredores da Unesc Araranguá. Para a diretora da Unidade, Izabel Regina de Souza, a presença dos estudantes tem grande significado para a Universidade e para o Extremo Sul. “Temos alunos de muitas cidades da região e também do Rio Grande do Sul. Este momento foi muito esperado por aqui e está sendo comemorado por todos. Pelos corredores já vemos sorrisos nascendo, amizades se formando, trocas de conhecimentos e cada nova sementinha que uma Intuição como esta pode plantar para o futuro do Extremo Sul”, destacou Izabel.

Ensino técnico que chegou para ficar
A UnescTec nasceu com base em estudos regionais, que identificaram quais profissionais o mercado necessita. Assim, já foram criados os cursos de Guia de Turismo, Secretariado, Cuidador de idosos, Massoterapia, Podologia, Segurança do Trabalho e Reabilitação de dependentes químicos. Além de encontrar oportunidades após a formação, os estudantes podem contar com uma metodologia de ensino própria, professores com experiência no ensino superior e a estrutura da maior Universidade do Sul e do Extremo Sul catarinense.

Com um modelo semipresencial, as aulas são mediadas por tecnologia e presenciais, com atividades na Unesc, podendo usufruir de toda a estrutura de uma grande instituição de ensino. O coordenador das UnescTec, Haron Fabre, reforça que um dos grandes diferenciais oferecidos aos alunos é a possibilidade de fazer um curso técnico oferecido por uma Universidade, o que significa estrutura e ensino diferenciados. “A qualidade da equipe de professores é um ponto importante. São docentes da Universidade, mestres e doutores e com experiência de mercado. Além disso, os estudantes dos técnicos têm à disposição uma estrutura com laboratórios de ponta e espaços modernos de aprendizagem”.

O caso da estudante do curso Técnico em Saúde Bucal, Ádria Hevilyn Barroso Machado, 21 anos, é mais um dos tantos impactados pela UnescTec. Natural de Macapá, no Amapá, ela iniciou o curso superior em uma universidade de seu estado, mas sem uma bolsa de estudos não conseguiu dar continuidade ao curso superior. Foi então que Ádria decidiu ir em busca de seu sonho, mesmo tendo que enfrentar a distância e a saudade da família.

Veio morar em Criciúma em maio de 2019, pensando em fazer um curso Técnico em Saúde Bucal, mas não encontrava opção nas redondezas, tendo que cogitar a possibilidade de ir para Florianópolis. Mas com a abertura da UnescTec mudou seus planos. “Tenho paixão por odontologia e um dos meios que vi para chegar mais perto do meu sonho, no momento, foi o curso Técnico em Saúde Bucal. Quando abriu a UnescTec, tinha ali o curso que eu desejava e com uma mensalidade acessível. Fui aluna de uma outra instituição e nunca tive experiência tão boa quanto a que estou tendo na Unesc. Não tive oportunidade no meu estado e vim atrás de crescimento, conhecimento. A Universidade está sendo a instituição responsável por me formar e auxiliar. Por isso, tenho carinho e admiração por essa universidade”, complementa.

Fonte e Imagens: Milena Nandi / Assessoria de Imprensa Unesc - Aicom

Veja também