Unesc celebra Projeto "Cidade Universitária", em Araranguá

Evento reuniu lideranças para inaugurar o projeto inovador

A região do Vale do Araranguá, inaugurou oficialmente nesta terça-feira, o Campus Unesc incluído no projeto chamado de “Cidade Universitária”, um bairro completo planejado a partir de tendências mundiais. A ação é resultado de uma parceria com a Weber Empreendimentos e promete movimentar não só o setor educacional, mas toda a economia da região, contribuindo com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do Extremo Sul catarinense.

Universidade oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão para início das atividades em outubro, além de cursos de curta duração. O espaço já conta também com uma exposição permanente e exclusiva do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski com foco em animais da mata atlântica.

Cidade do futuro

O projeto inovador que engloba todo o bairro Cidade Universitária contempla uma área de 327 mil metros quadrados, com um total de R$ 60 milhões em investimento. As obras no local estão adiantadas, com nível de conclusão em 80%, tendo sua inauguração programada para o segundo semestre de 2020.

“Esse é um projeto inovador, que reúne a finalidade da Unesc, de mobilizar o desenvolvimento do Extremo Sul por meio de iniciativas educacionais diferenciadas e de excelência, com o desejo da Weber Empreendimentos de estar presente e, também, contribuir com a região”, destaca a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ainda de acordo com Luciane, o projeto não para por aqui. “Firmamos uma parceria de médio e longo prazo que contempla ainda muitas outras ações que certamente impactarão a região e trarão excelentes resultados”, completa. A partir da novidade a Unesc passará a ser multicampi, ou seja, contará com mais de uma unidade oficial, ampliando ainda mais sua força no Sul catarinense.

Colocar o bairro Cidade Universitária Araranguá em prática, conforme o diretor executivo da Weber Empreendimentos, Fernando Weber, é voltar a visão para a cidade do futuro, uma tendência mundial focada no bem-estar e qualidade de vida. “O conceito visa planejar a ocupação do espaço para que os moradores da localidade tenham tudo o que precisam no próprio bairro, sem que tenham que perder tempo no trânsito, por exemplo. Gerando qualidade de vida, isso gera, ambiente sustentável e principalmente a possibilidade das pessoas se desenvolverem, através deste grande alicerce que é a educação”, pontua.

Evento

Lideranças dos municípios da Amesc estiveram reunidas, no Clube Grêmio Fronteira para o lançamento do projeto Unesc Araranguá. No novo formato, com uma projeção inovadora, a Unesc passa a contar com uma unidade na cidade e prepara sua estrutura que fará parte da Cidade Universitária.

Ao apresentar o projeto aos convidados, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou que a parceria firmada oferece, a partir de agora, uma proximidade ainda maior com a comunidade da Amesc e, principalmente, grande impulso para o desenvolvimento regional, bandeira constante da Universidade, motivos comemoradas na noite de lançamento. “Muito mais do que cursos, estamos trazendo oportunidades. Isso está sendo possível graças ao trabalho de equipes que se dedicaram e rapidamente conseguiram com que estivessemos realizando esse momento especial hoje. A hora é agora”, salientou.

Destacando a história da Weber Empreendimentos, o empresário Fernando Weber fez questão de registrar a satisfação sentida em unir duas grandes famílias. “Temos muito orgulho em fazer parte desse projeto ousado que traz a Araranguá o bairro mais moderno ou um dos mais modernos de todo o país. Nós acreditamos nessa ideia e no potencial dessa região e, junto com a família Unesc, vamos transformá-lo em realidade”, destacou.

Fonte: Mayara Cardoso

Veja também