Unesc coordena no Brasil pesquisa internacional sobre saúde mental e prevenção ao suicídio durante pandemia de Covid-19

Estudo é realizado de forma online e busca levantar dados para criação de estratégias na saúde pública


O reconhecimento à qualidade dos estudos realizados pela Unesc a colocou mais uma vez no comando de uma pesquisa internacional no Brasil. Nas últimas semanas, a professora doutora Samira Valvassori, do Laboratório de Psiquiatria Translacional, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade, foi convidada para ser a coordenadora de um projeto que avalia a saúde mental da população e a importância da prevenção ao suicídio durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa, que foi nomeada aqui no país de Saúde Mental Brasil, será coordenada pela reitora da Unesc, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, pelo professor doutor João Quevedo, além da professora Samira.

De acordo com Samira, internacionalmente o projeto se chama Effects of Quarantine on Degree of Emotional Distress During the Covid-19 Outbreak. O convite a ela veio do pesquisador norte-americano, doutor Igor Galynker, da Icahn School of Medicine at Mount Sinai, de Nova Iorque. “A nossa Universidade chamou a atenção do pesquisador justamente pelo alto número de publicações de qualidade produzidas em nosso laboratório. Por isso, fomos convidados a ser os coordenadores no país”, destaca a pesquisadora.

Junto da Unesc, outras 100 instituições coordenam a pesquisa no mundo. No Brasil, conforme Samira, a Universidade convidará outras grandes instituições de ensino em outros estados para que se possa contemplar todo o país. “A pesquisa será online, o que facilita a propagação. Os participantes responderão a um questionário que possui questões relacionadas aos efeitos da pandemia de Covid-19 sob a saúde mental, verificando se há prevalência do comportamento e ideação suicida entre os grupos vulneráveis e/ou na população geral”, explica.

Para participar da pesquisa é preciso ser maior de 18 anos e assinar um termo online de consentimento. As redes sociais são a principal forma de divulgação para atingir o público alvo. “A coleta de dados no Brasil iniciou neste semestre e vai se estender enquanto durar a pandemia. Não há limite para o número de participantes. Quanto mais pessoas alcançarmos, melhor”, acrescenta Samira.

Estudos já apontam que pandemia tem afetado saúde mental
Diversos estudos ao redor do mundo, inclusive alguns produzidos na Unesc ou com participação da instituição, já concluíram que a pandemia de Covid-19 tem afetado a saúde mental da população.

Esta nova pesquisa, conforme Samira, poderá levantar dados para que se possa discutir medidas para a prevenção ao suicídio, que é, infelizmente, uma possível consequência de alguns transtornos psiquiátricos. “É muito importante que possamos verificar as pessoas que podem estar em situações de vulnerabilidade emocional. Estes dados levantados e o conhecimento gerado permitem aos gestores em saúde pública criar estratégias para prevenir e amenizar as consequências da Covid-19 sobre a saúde mental”, aponta.

Participantes encontram ajuda
Ao responder a pesquisa Saúde Mental Brasil os participantes que já se encontrarem em situação de vulnerabilidade podem encontrar ajuda.

Enquanto respondem o questionário, eles encontram links que os direcionam para pessoas que podem lhes dar apoio. Um dos links é direcionado ao Centro de Valorização à Vida (CVV), que também pode ser acessado pelo telefone 188. Já o outro direcionamento é feito ao Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips) da própria Unesc.

Potência na Ciência
A realização e participação da Unesc em grandes pesquisas não vem de hoje. A instituição é conhecida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina no quesito pesquisa e está entre as melhores do país.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, que também é pesquisadora, mais uma vez a Unesc se sente honrada em coordenar no Brasil uma pesquisa internacional. “É incrível ver a nossa Unesc liderando um estudo no país inteiro. Isto mostra como a nossa Universidade é uma grande potência na ciência e como ela está lado a lado com grandes instituições internacionais. Muito disto se dá porque temos excelentes pesquisadores aqui e investimos fortemente na pesquisa de excelência. A Unesc está mais uma vez provando a sua importância para a ciência e contribuindo com a pesquisa mundial”, avalia Luciane.

Participe da pesquisa
Se você é maior de 18 anos e quer participar da pesquisa, ajudando a ciência, basta acessar unesc.net/saudementalbrasil

Confira o podcast produzido pela Agecom Unesc sobre a pauta:
https://soundcloud.com/user-654684981/trendunesc-9-unesc-coordena-pesquisa-internacional-sobre-saude-mental-e-prevencao-ao-suicidio-durante-pandemia-de-covid-19

Fonte: Matheus Reis/ Agência de Comunicação da Unesc (Agecom)
Imagens: Arquivos Unesc

Veja também