Unesc promove formação continuada em diversos municípios neste início de ano

Atividades estão sendo realizadas na região da Amesc e nos municípios vizinhos


Com o compromisso com a formação inicial e continuada de professores e gestores e atenta às demandas, a Unesc realiza, neste início de ano, atividades de formação continuada em diversos municípios da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e de municípios vizinhos. Para isso, uma comissão foi formada e será responsável pela elaboração de diretrizes para a realização de projetos e programas de formação continuada destinada para as redes pública e privada de ensino de Criciúma e Região Sul.

Dentre as cidades atendidas neste mês estão, Araranguá, Jacinto Machado, Arroio do Silva, Passo de Torres e São João do Sul. O objetivo é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação, construídas no diálogo com os municípios.

Os encontros abordam temas como gestão e liderança; competências socioemocionais; organização curricular; planejamento e prática pedagógica e a Base Nacional Comum Curricular.

A comissão montada na Universidade é formada pela Pró-reitora Acadêmica (Proacad), composta pelos professores: Andréa Rabelo Marcelino, da Diretoria de Ensino de Graduação; Ricardo Luiz de Bittencourt, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE); Gislene Camargo, da coordenação dos cursos de Licenciatura; Silemar Maria de Medeiros da Silva, docente dos cursos de Licenciatura e a analista técnica Carla Cristina Casagrande Monteiro, da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Conforme a presidente da comissão, Andréa Rabelo Marcelino, primeiramente a comissão acolhe as secretarias de educação e coordenações pedagógicas para uma escuta atenta sobre quais são as necessidades específicas das escolas de cada município e, a partir desta conversa, elabora uma proposta específica para atender e auxiliar as necessidades.

Entre os três objetivos básicos elencados pelo grupo está a proposição de princípios, objetivos e diretrizes para orientar a organização e o funcionamento das formações continuadas, em parceria com as redes públicas e privadas de educação básica em consonância com a legislação vigente. Além disso, a proposta visa, conforme Andreia, contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento em conformidade com as perspectivas curriculares vigentes e implementar propostas de formação continuada em diálogo com as instituições demandantes.

Em Siderópolis, uma palestra motivacional com a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, também foi realizada por meio do contato da Universidade com a comunidade nesta segunda-feira (7/2).


Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes

Números expressivos

As atividades de formação continuada propostas pela Unesc atenderem no último ano o total de 20 municípios, divididos em 37 reuniões, com 4.271 professores participantes. Entre os municípios atendidos em 2021 estiveram, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Capão da Canoa, Criciúma, Dom Pedro de Alcântara, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Lauro Muller, Mampituba, Maracajá, Osório, Passo de Torres, Rio Fortuna, Sangão, São João do Sul, São Ludgero, Três Cachoeiras e Urussanga.

Fonte: Aicom / Assessoria de Imprensa Unesc
Imagens: Divulgação

Veja também