Unesc realiza doação de kits de proteção e materiais informativos

Escolas Padre Carlos Wecki, Professora Lili Coelho e José Contim Portella foram beneficiadas

Das mãos de estudantes da Unesc, a esperança de segurança e melhores condições de vida. Foi em um trabalho realizado ao longo do semestre, dentro do projeto de Extensão “Escola Pais e Filhos: diálogos entre universidade, escola e comunidade”, que alunos do curso de Enfermagem e integrantes do Programa de Residência Multiprofissional entregaram, há duas semanas, 2,2 toneladas de donativos a famílias em situação de vulnerabilidade social em Criciúma. Nesta segunda-feira (10/8) os acadêmicos voltaram às escolas atendidas pelo projeto, para distribuir materiais informativos de educação em saúde no formato de vídeos, cards, panfletos, folders, cartazes, e máscaras seguras.

Ao todo foram entregues 520 kits, sendo 120 com máscaras adultas e 400 infantis, junto com um pedaço de sabão caseiro fabricado pelos próprios estudantes, com a receita para fabricação, e orientações sobre como fazer a higiene de máscaras de pano. Ainda foram produzidos 520 kits de lápis e borrachas, acompanhado de um material lúdico educativo sobre cuidados relacionados ao isolamento domiciliar de algum familiar positivado para a Covid-19.

“Em virtude das medidas de isolamento social, a vulnerabilidade econômica se agravou para muitas famílias e a desigualdade do Brasil foi exacerbada. Por meio do processo de curricularização da Extensão de duas disciplinas da segunda fase do curso de Enfermagem da Unesc, observou-se em Criciúma, a partir do acompanhamento das comunidades que participam do Projeto de Extensão “Escola Pais e Filhos: diálogos entre universidade, escola e comunidade”, a necessidade da realização de uma ação social, que possibilitasse a complementação das cestas básicas que são entregues pelo município as famílias das escolas em situação de vulnerabilidade social”, evidenciou a coordenadora do projeto, professora doutora Fabiane Ferraz.

O acolhimento em cada escola foi realizado pela equipe gestora, e alguns representantes da comunidade escolar. A partir das entregas, será realizado o envio aos professores e famílias de alunos, via grupos de WhatsApp, pelo Google Class Room, bem como impressos as famílias que não possuem acesso à internet.

“Cabe aqui a nossa gratidão, por esta parceria duradoura e de fundamental importância com as escolas. Com este material, será possível orientar a comunidade escolar, que, voltando ou não às atividades presenciais, terá acesso à informação de qualidade para o momento em que vivemos”, destacou a diretora da Escola Municipal Professora Lili Coelho , Mônica Alves da Silva.

A diretora da Escola Municipal José Contim Portella, Simone Garcia Conceição, também enalteceu o gesto como algo de grande valor, chamando atenção para o carinho dos representantes da Universidade.

“Temos um grande apreço por este projeto. São estes pequenos detalhes que fazem a grande diferença. As cestas que recebemos no mês passado, e agora as máscaras e os materiais informativos certamente serão indispensáveis para nossa comunidade”, ressaltou. Todos os materiais produzidos e entregues podem ser acessados na aba Downlond, no SITE

Conhecimento de sala de aula na construção do projeto

Coordenados pela professora Fabiane, os alunos da segunda fase do curso de Enfermagem, dentro das disciplinas de Integralidade e Saúde Coletiva 1 e Seminário Integrativo 2, com o auxílio das profissionais da Residência Multiprofissional, foram protagonistas na estruturação de projetos que originaram produtos de “Educação em Saúde”.

“Realizar este projeto trouxe importantes aprendizados e responsabilidades. São informações atuais, de relevância e importância para a população. Outro ponto de crescimento foi o trabalho em equipe, indo além de delegar as funções e desempenha-las separadamente. Ao fim, o resultado foi muito gratificante, fez valer a pena toda a dedicação de cada um. Agregou muito a minha formação”, afirmou a aluna de Enfermagem Joana Carlos Becker.

A aluna de especialização da Residência Multiprofissional, Alana Oliveira da Cunha foi uma das tutoras na iniciativa, e também dá destaque ao crescimento pessoal e profissional durante o desenvolvimento das ações de integração entre graduação e pós-graduação.

“A proposta do projeto envolveu várias ações, possibilitando compreender um tema totalmente novo, ligado à pandemia, e que nos convidou a pesquisa e ações de mobilização social. Para além disso, acompanhar os estudantes também foi bastante desafiador, em uma função de pensar como grupo, construir coletivamente e entender as necessidades e potencialidades da equipe de trabalho, no sentido de fortalecer os participantes do projeto”, contou.

 

Texto e fotos: Imprensa Unesc

 

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