Unesc recebe recursos para Laboratório de Tecnologias Digitais em Saúde

Projeto único em Santa Catarina tem base no modelo da Escola de Medicina Harvard

A Unesc deu mais um importante passo em direção ao futuro do ensino na área da saúde. Foi assinada na tarde desta quinta-feira (2/7), no campus da Instituição, o repasse de uma emenda parlamentar proposta pela deputada federal Geovania de Sá, que garante R$1 milhão de reais para a construção do primeiro Laboratório de Tecnologias Digitais em Saúde de Santa Catarina.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, comemorou a chegada da emenda em um momento tão delicado para a área da saúde e deu destaque à concretização de um projeto com tamanha importância para a Universidade e para a sociedade.

“Com esta tecnologia será possível entregar à comunidade profissionais ainda mais qualificados e capazes de enfrentar as mais variadas situações do dia a dia, inclusive como os que vivemos diante de uma pandemia. É uma grande conquista para a Universidade e para a nossa região”, enfatizou.

O espaço está sendo pensado com base no que há de mais moderno no mundo, como o laboratório da Escola de Medicina Harvard. Proponente do recurso, Geovania já foi acadêmica da Instituição e enfatizou a importância desta conquista, sendo o maior recurso já repassado para uma instituição de ensino.

“Esta é a minha Universidade. Um lugar onde me formei e por qual tenho muito carinho. Desde então, temos em nossas lutas a valorização deste espaço e tenho a certeza de que esta iniciativa deixará um grande legado, para estudantes, professores e os próximos que estarão aqui”, afirmou.

O valor proposto pela emenda já foi registrado na conta da Prefeitura de Criciúma e posteriormente será repassado à Unesc. Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, esta é uma ótima notícia para o Sul catarinense, em meio a um cenário de desafios.

“Estamos vivendo um momento importante. A concretização deste projeto é a representatividade do que significa trabalhar diariamente pelas pessoas, deixando claro que o dinheiro que chega ao governo deve retornar ao povo. O curso de Medicina, a Universidade, o poder público e as pessoas ganham muito com isso”, frisou.

O desenvolvimento do projeto do Laboratório de Tecnologias Digitais em Saúde está em fase de estruturação, um trabalho em conjunto de diversos setores da Universidade. O médico e professor da Universidade, Rafael Ostermann, explicou que o Laboratório trará duas grandes inovações: as realidades virtual e aumentada.

“Essas tecnologias proporcionam uma total imersão no aprendizado da Medicina e de outros cursos da saúde, em diversos cenários e situações. Certamente o ensino em saúde não será o mesmo, sendo elevado a um próximo patamar e comparável às instituições médicas e de ensino mais completas do mundo”, afirma.

Também estiveram presentes no momento o vice-reitor da Unesc, Daniel Ribeiro Preve, e o secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

 

Fotos: Leonardo Ferreira

Por Imprensa Unesc

 

Veja também