Virose: Saiba como evitá-la

Dicas práticas e simples para desviar da doença

 

As temperaturas elevadas desta época e a alimentação desregrada no período de férias são os fatores responsáveis por grande parte da gastroenterite, popularmente chamada de virose. Os especialistas afirmam que todos devem estar atentos aos sintomas, de mal-estar, cansaço, dor de cabeça, dores pelo corpo inteiro, vômito e diarréias, estas sensações caracterizam os sintomas da virose. 

Manter uma higiene adequada nos períodos propícios à disseminação dos vírus é uma atitude extremamente importante, uma vez que a contaminação acontece por meio de vírus ou bactérias e é altamente contagiosa. 

As dicas para evitar a contaminação são extremamente simples: Lavar as mãos regularmente, higienizar os alimentos, principalmente vegetais, frutas e legumes, que são os principais transmissores do vírus, e manter alimentação saudável, com o intuito de evitar a baixa imunidade.

 As viroses têm duração média de 2 a 3 dias e pode ser perigosa quando atinge crianças pequenas e idosos, pois, nessas faixas etárias, as pessoas podem apresentar quadros de desidratação mais fortes.  

Quando adquirida a orientação que se da é repouso total, dieta a base de líquidos e muita água já que essas indicações ajudam no tratamento da virose. O soro caseiro também é recomendado no combate à desidratação. 

Uma orientação importante, é o alerta contra a automedicação, jamais tome remédio sem precisão médica, atitudes como essa podem potencializar ainda mais o vírus. 

Uma boa receita de Soro Caseiro.

Ingredientes:

Água: 1 litro
Sal de cozinha: 1 colher de chá rasa – equivale a cerca de 3,5g.
Açúcar: 02 colheres de sopa cheias – equivale a cerca de 40g.
 

Modo de preparo:

Lave bem as mãos. Misture bem todos os ingredientes dentro de uma jarra.
O soro pode ser ingerido a cada 30 min, podendo ser utilizado por até 24 horas após o preparo.

 

*Informações - site do Ministério da Saúde

 

Veja também