Yoga facial: aprenda a melhorar a firmeza da pele

Uma rotina de exercícios que ajuda a turbinar a saúde da pele e alivia o estresse

Inspirada nos rituais de beleza orientais, a yoga facial é uma prática milenar que combina expressões, automassagens e manobras faciais delicadas. Mais do que apenas dar firmeza à pele, promete fortalecer os músculos, liberar pontos de tensão e definir o contorno do rosto a cada treino.  Apesar de novidade no Ocidente, é uma prática milenar na Índia e conhecida como Saundarya Yoga.

“Essas técnicas foram escritas em sânscrito como a prática da beleza no cultivo das virtudes, da graça e da elegância e também eram usadas para o estudo da mímica facial nas peças teatrais”, diz a especialista e designer facial Claudia Reis.

Porém, foi apenas nos últimos anos, com o boom do skincare, que a prática ganhou entusiastas como a ex-duquesa Meghan Markle e chamou de fato a atenção dos cientistas para a comprovação de seus benefícios. Segundo um estudo de 2018 da Universidade de Medicina Northwestern Feinberg, em Chigago, realizado com mulheres com idades entre 45 e 60 anos, exercitar os músculos do rosto pode fortalecer a pele em até três anos.

Como funciona

A lógica de trabalhar a face é a mesma de treinar na academia: assim como acontece no corpo, os músculos perdem tônus com o passar do tempo.

“Nem a metade das fibras é exigida nos movimentos básicos do dia a dia. A ideia dos treinos é estabelecer um equilíbrio, ativando a musculatura que fica parada e fortalecer a pele”, explica a fonoaudióloga e criadora do método MASC – que mistura massagem, ginástica facial e acupuntura –  Alessandra Scavone, de Campinas. Ela conta ainda que, seguindo uma rotina de exercícios, a pele também fica com aspecto mais firme. “Esse processo, que deve ser diário, ajuda a reduzir a aparência de rugas e linhas finas, já que a pele está naturalmente conectada aos músculos do rosto”, completa.

No entanto, mais do que rigor e intensidade, para ver os resultados é preciso constância.

“Os músculos faciais respondem rapidamente ao trabalho, pois são delicados e pequenos. Por isso, fazer os exercícios por 15 a 20 minutos já é suficiente. O exagero pode levar ao estresse muscular”, diz Claudia.

É claro que criar uma nova rotina não é fácil, mas vale começar a colocar mais atenção (e intenção) na hora de passar os cremes no rosto, usando as mãos como massageadores faciais, por exemplo.

“Além do trabalho muscular, o autotoque aciona o botão da autoestima, que uma vez desperta tornará a pratica muito renovadora em todos os aspectos”, elucida. Além da ginástica, começam a surgir no mercado gadgets que, por meio de estímulos elétricos, acionam as fibras do rosto. Segundo o fabricante do AgelessWonder, um dos equipamentos disponíveis no Brasil, a recomendação é trabalhar músculos diferentes em dias alternados, também por 20 minutos.

Faça em casa

  1. Aplique seu creme ou óleo facial e comece tocando o rosto todo com a ponta dos dedos para ativar a circulação.
  2. Dobre os dedos indicador e médio, formando um tipo de gancho, e deslize-os do canto da mandíbula em direção às têmporas.
  3. Com as mãos cerradas em punho, faça movimentos circulares e ascendentes no sentido vertical no centro da testa em direção aos cabelos.
  4. Coloque os dedos médios no início de suas sobrancelhas e comece a dedilhar suavemente em torno de seus olhos seguindo o topo de sua sobrancelha e depois continue na região das olheiras e no topo de suas maçãs do rosto.
  5. Coloque os polegares abaixo das sobrancelhas e pressione a região por alguns segundos para abrir a expressão do olhar.
  6. Belisque suavemente as bochechas e toda a área do rosto com o polegar e o indicador por trinta segundos. Depois, faça uma pinça com os dedos indicador e médio, segure os lábios e puxe para a frente algumas vezes, fazendo uma massagem.

 

Texto: Marie Claire

Foto capa: Getty Images - Ilustração: Mariana Simonetti

Fotos matéria: MdeMulher e Relajemos

Veja também