Alongamentos de coluna sem sair de casa

É importante continuar alongando a coluna, para manter a mobilidade dessa região do corpo

A pandemia levou muitos de nós a se auto-isolar e praticar o distanciamento social. Isso significa que teremos de passar mais algum tempo em ambientes fechados - longe das academias e locais de exercícios.

No entanto, isso não é desculpa para negligenciar a nossa saúde. Exercitar-se em casa e conservar (ou desenvolver) um estilo de vida ativo é uma parte importante para manter o corpo e a mente saudáveis, garantindo até mesmo uma melhor resposta imunológica de nosso organismo.

Nesse sentido, muitas pessoas já começaram a praticar exercícios em casa, com o auxílio de videoaulas pelas mídias sociais. Porém, a maioria dos praticantes de atividades físicas subestimam a importância de fazer alongamentos e, em especial, os de coluna.

Alongar a coluna é muito importante, pois faz parte de um programa de exercícios que ajudam a manter a mobilidade dessa região do corpo. Além disso, é uma ação primordial para as pessoas que têm problema de coluna - não somente para minimizar as dores, mas também para evitar que algum problema piore ou tenha quadros agudos.

Pensando nisso, reuni alguns tipos de alongamento para a coluna que você pode fazer dentro de casa. Dessa forma, seus treinos serão ainda melhores e mais seguros. Confira a relação a seguir:

Alongamento para a coluna

Trapézio superior

Ponha sua mão esquerda sobre a cabeça, encoste o queixo no peito e vire a cabeça para o sentido contrário ao ombro da mão que está pressionando a cabeça. Mantenha essa posição por 30 segundos e depois repita do outro lado.

Foto: Baú do Luizinho

Alongamento deitado

Deite-se no chão com as costas alinhadas e abrace os joelhos. Você pode iniciar alterando cada perna, segurando o joelho na altura do peito por 30 segundos, ou abraçando ambos e relaxando a cada 30 segundos.

Foto: Fizkes/Shutterstock

Alongamento com braços para frente

Basta ficar de quatro, flexionar os joelhos como se estivesse sentado em cima da perna e colocar os braços para frente, com o rosto próximo ao chão, abaixando-se até encostar a cabeça no chão. Mantenha a posição por 30 segundos.

Foto: Magomed Magomedagaev/Shutterstock

Alongamento da serpente

Consiste em deitar de barriga para baixo, com o peito do pé virado para baixo. Posicione as mãos à frente dos ombros e gentilmente tente levantar a região das costas, inclusive a cabeça, empurrando o solo com as mãos. Lembre-se de contrair os quadris e as coxas devem permanecer em contato com o chão. Faça esse alongamento por 30 segundos e depois relaxe.

Foto: Atitude Postural

Respeite seus limites

O mais importante no alongamento, seja onde for, é respeitar os limites do seu corpo. Lembre-se de nunca forçar as articulações. O objetivo é alongar a musculatura e não causar lesões no corpo.

É importante também, caso você já tenha alguma lesão, buscar um profissional - ainda que por videochamada - que oriente a maneira correta de realizar cada alongamento e qual é o melhor alongamento para você.

Texto: Minha Vida

Veja também