Brilho certeiro: como usar iluminador na make

Dicas para escolher e maquiar usando o queridinho brilhoso

 

Pouco tempo atrás, o contorno era uma obsessão no YouTube, logo seguido pelo strobing e seus derivados. Porém, independentemente da técnica, o foco está sempre no uso da luz (ou sua ausência) para realçar o rosto.

– Ao usar iluminador e blush, damos vivacidade à pele, o que é muito bonito durante todo o ano – afirma Kelli Bartlett, vice-presidente de novos serviços e maquiagem do aplicativo Glamsquad.
O frescor é o aspecto principal do visual. Fazê-lo é fácil, basta trocar as versões em pó do blush e do iluminador pelas cremosas e líquidas.

Blushes cremosos e iluminadores dão à pele aquela aparência “Sou brilhante assim mesmo” ao invés de “Estou usando iluminador”. Dica: os iluminadores não têm tons universais. De acordo com Sir John, maquiador e embaixador da marca L’Oréal Paris, você deve escolher tons mais frios como prata ou rosa tênue para a pele clara. Os tons de pele médios e azeitonados ficam melhor quando iluminados com dourado. E para a pele escura, tente ouro rosa ou cobre.

Como escolher

O tom certo do blush combina com a cor das suas bochechas depois que você se exercita. Para tons de pele escuros, Bartlett aconselhado cores vibrantes.

– Caso contrário a cor não vai aparecer ou terá uma aparência enlameada. O vermelho ou laranja brilhante adiciona calor à pele. Tons fortes de passas e ameixa dão profundidade.

Antes de aplicar o blush ou o iluminador, certifique-se de que sua pele esteja hidratada e com primer.
– Produtos cremosos podem deixar o rosto pesado e a cor supersaturada fica mais difícil de misturar – explica Surratt.

Como maquiar

Aplique primeiro o blush, começando sobre as maçãs do rosto e subindo na direção das têmporas. Isso vai emoldurar a face e criar uma estrutura sem contorno.

Com o dedo indicador dando batidinhas, passe de leve o iluminador cremoso ou líquido ao longo do nariz, sobre as maçãs do rosto, entre as pálpebras, no canto interior do olho e acima do lábio, ou arco do cupido. Espalhe o produto com um pincel macio.

O resultado ficará bonito – mas não exagere. O iluminador não deve ser usado no centro do rosto em direção ao nariz.

– Você vai acabar com uma aparência gordurosa – disse Sir John.

Produtos

Pedimos à nossa colunista de beleza Taís Andrade para elencar seus produtos preferidos para você também se iluminar!

Extra Dimension Skin Finish (MAC)

♦ “Na cor Beaming Blush, é um dourado bem metalizado que está muito moderno, as mulheres estão amando, é um iluminador para causar, é super tendência, funciona de peles claras até mais escuras também.”

Mary-Lou Manizer (The Balm)

♦ “Iluminador em tom champagne com um efeito bem natural e bonito para peles de tom claro a médio. Acabamento bem fininho e sem partículas de brilho, é mais uniforme. Uso também como iluminador de pálpebra. Para pele negra, indico a outra versão do produto, esta em bronzer”.

Bastão Iluminador Multiple (Nars)

♦ “Recomendo a cor Copacabana, dá um acabamento natural e maravilhoso, é um dos primeiros em bastão que conheci e não tem erro, é de alta qualidade.”

Stick iluminador (Vult)

♦ “Na cor 02, tom champagne, em bastão é para quem gosta dessa textura que fica mais natural. Ilumina de uma forma mais discreta, não é tão gritante, é ideal para o dia a dia, para dar aquela retocadinha.”

Sun Beam (Benefit)

♦ “Iluminador cremoso que pode ser usado em todo o rosto antes da maquiagem se você quiser uma pele bem iluminada. Vai ser lindo para o próximo verão. Pode ser misturado na base também e aí você usa menos produto. Também pode ser aplicado com pincel (já vem com ponteira tipo de esmalte) só em pontos estratégicos, como no alto das maçãs do rosto, no tampo do nariz, em cima do lábio… Dá umas batidinhas leves com a mão para finalizar.”

Pó Iluminador Marmorizado Aquarela (Natura)

♦ “Tem uma relação custo-benefício muito boa, combina com vários tons de pele e tem um brilho não muito forte, dá um aspecto de pele saudável, principalmente por causa do efeito marmorizado.”

Por Crystal Martin, 
The New York Times News Service

Veja também