Chá de alecrim: para que serve e como fazer

O chá de alecrim melhora a imunidade a fim de prevenir doenças e ajuda a emagrecer

O alecrim é uma erva rica em vitamina A, vitamina C, vitamina K e vitaminas B1 e B2. Ele possui ação anti-inflamatória e antioxidante, que contribui para uma imunidade melhor, ajuda na digestão e auxilia no processo de emagrecimento.

O ideal é que o alecrim seja usado in natura, como tempero de carnes, sopas e molhos. Outra opção é fazer o chá de alecrim que, além de ter esses benefícios, contém um aroma muito agradável.

Benefícios do chá de alecrim

Diminui os gases: o chá do alecrim contribui para melhorar a digestão dos alimentos, consequentemente diminuindo a produção de gases intestinais e também as cólicas.

Ajuda no emagrecimento: por ter ação diurética, o chá de alecrim ajuda a diminuir a retenção de líquidos e auxilia no trânsito intestinal, beneficiando quem está em processo de emagrecimento.

Previne doenças: a ingestão do chá de alecrim proporciona ação antioxidante no corpo. Isso porque ele é rico em compostos fenólicos, que agem combatendo os radicais livres e previnem problemas de saúde e doenças como por exemplo, derrame e câncer.

Auxilia no tratamento da gripe: um estudo feito pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o alecrim ajuda a combater o vírus da gripe. Além disso, quem já está com o vírus também pode se beneficiar com a erva, pois ela tem ação expectorante e contribui em casos de tosse.

Previne contra a candidíase: A erva é rica em substâncias antifúngicas e por isso, quando usada na forma de chá, ajuda no combate e prevenção da infecção causada pelo fungo Candida Albicans. Veja outros chás para candidíase.

Como fazer o chá de alecrim

Para fazer o chá do alecrim, basta ferver um litro de água e, após isso, desligar o fogo. Coloque uma xícara de alecrim e deixe por infusão durante 5 minutos. Em seguida, é só coar e consumir.

Fique atento ao consumo exagerado do chá de alecrim. Não é indicado consumir mais do que quatro xícaras ao dia, assim você evita problemas gastrointestinais e nefrite.

Texto: Minha Vida

Foto: Benefícios do chá e Vemat

Veja também