Clareamento Dental: como fazer?

Dra. Priscila Duminelli fala sobre o procedimento que dá aos dentes um aspecto mais saudável, bonito e iluminado

O clareamento dental é um dos tratamentos odontológicos mais procurados atualmente. Dentes brancos dão à fisionomia, um aspecto mais saudável, bonito e iluminado. A indicação varia de acordo com a idade, integridade dos dentes e com as características do paciente.

 

O clareamento é uma forma de remoção dos corantes que penetram na estrutura dental ao longo da vida, provenientes do cigarro, da alimentação e bebidas (café, chá, chimarrão, sucos, vinhos).

 

Há varias concentrações de gel, porém ele apenas age sobre o esmalte, não clareando resinas e porcelanas. Quanto maior a concentração, mais rápido pode ser o clareamento, mas precisa sempre ser supervisionado pelo dentista. Dependendo da concentração, o gel pode queimar a mucosa e a gengiva, além de causar sensibilidade dentária, esta que é facilmente reduzida com o uso de dessensibilizantes.

 

Há duas técnicas utilizadas:

 

- Caseiro: o paciente realiza em casa, fazendo uso das moldeiras, e no interior da moldeira é colocado o gel na concentração escolhida pelo dentista.  O paciente vai usar num período de 3 a 4 horas, conforme recomendado pelo profissional. O tratamento é feito num período de um mês.

 

- Laser: é realizado no próprio consultório. O dentista aplica um gel (concentração superior ao gel caseiro), durante 40 minutos, este pode ser usado com ou sem ativação da luz do laser. Em apenas 2 ou 3 sessões já está pronto, em virtude da concentração ser maior, vemos um resultado mais satisfatório do que o caseiro.

 

Alguns cuidados devem ser tomados durante o clareamento por exemplo, evitar o consumo de cigarro, evitar a ingestão de alimentos e bebidas que possuam corante.

 

Finalizado o clareamento, manter uma boa higienização diária, visitar seu dentista regularmente e fazer a manutenção através de profilaxia a cada seis meses, o clareamento terá sucesso prolongado.

 

Dra. Priscila Duminelli Pereira CRO/SC 144/2015

Cirurgiã Dentista, Clínico Geral

Graduada em Odontologia pela ULBRA Canoas, Rio Grande do Sul

Aperfeiçoamento em Odontologia Estética

Aperfeiçoamento em Endodontia Mecanizada (Tratamento de canal em uma sessão)

Cursos:

Técnicas Estratificadas para Restaurações diretas em dentes anteriores e posteriores (Facetas Diretas)

Sistemas Cerâmicos Metal Free (Lentes de contato, Laminados)

Toxina Botulínica em Odontologia (Botox®)

 

Avenida Getúlio Vargas nº 1607, sala 01 térreo, no bairro Jardim das Avenidas, 3524-3125

 

Veja também