Curso em áudio durante o treino pode fazer muita diferença

Pesquisa revelou que a maioria dos brasileiros já usa algum recurso auditivo

Para muita gente, o hábito de treinar pode não ser tão prazeroso se não for associado a outra prática, como ouvir música, que pode estimular e até melhorar o desempenho na malhação. Nesse sentido, uma solução encontrada por quem busca motivação e bem-estar são os áudios de incentivo, segundo uma pesquisa do aplicativo Freeletics.

O estudo revelou que mais de 60% das pessoas escuta ou gostaria de escutar algo interessante durante os exercícios, como cursos para desenvolver o corpo e a mente ou para proporcionar algum conhecimento novo, além de podcasts e audiolivros.

Em geral, as razões mencionadas para o uso de cursos em áudio durante o treino são: pouco tempo livre para realizar essas atividades em outros horários; sentir-se uma pessoa multitarefas, fazendo duas coisas ao mesmo tempo; ou não precisar focar no exercício em si e simplesmente conseguir relaxar.

Mas treinar ouvindo áudio ajuda mesmo?

De acordo com o Dr. Peter Just, pesquisador e líder de experiência do curso Coach da mente, do Freeletics, o hábito pode auxiliar e muito. "O treino complementar do corpo e da mente afeta positivamente o desempenho atlético em geral e a rapidez e eficácia com que os objetivos são alcançados", explicou.

Isso porque a prática pode ajudar a estabelecer rotinas, lidar com contratempos, gerenciar estresse, melhorar o foco, a recuperação e até o sono. "Quanto mais fortes suas habilidades e mentalidade, mais forte e mais bem-sucedido você pode se tornar - tanto física quanto mentalmente", completa Just.

Já quando se trata de música, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o ritmo para não diminuir a energia e o desempenho. Canções mais aceleradas, por exemplo, ajudam a aumentar a velocidade e a distância de forma mais tranquila.

Fonte: Minha Vida

Fotos: Divulgação

Veja também