Doenças transmitidas por animais de estimação

Saiba quais são e como evitá-las

Bichinhos de estimação costumam ser tão amados pelos donos que já são “parte da família”, porém mesmo com tanto carinho, a médica veterinária, Angélica Oliveira de Almeida, destaca algumas doenças que nossos amiguinhos podem transmitir para nós, seres humanos.

 

1. Micoses

Alguns tipos de micoses que afetam os bichos são transmissíveis ao homem, porém, da mesma maneira que nos animais, a pessoa só será afetada provavelmente se estiver numa condição de baixa resistência.

 Como evitar

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema é não deixar que o animal vá para a rua sozinho e assim tenha contato com outros animais que podem estar doentes.

Outra dica importante é sempre lavar bem as mãos após brincar com seu animal de estimação.

 

2. Verminoses

Até mesmo os animais bem cuidados estão expostos à contaminação de vermes. Especialmente os filhotes de cachorros e gatos.os vermes podem ser transmitidos através do ar, da água, dos alimentos e até mesmo dos passeios pelas ruas.

 Como evitar

A maioria das contaminações ocorre devido à falta de higiene, contato com fezes, sem as devidas precauções, ingestão de alimentos contaminados. As principais medidas para evitar o problema são: higiene e manter seus animais livre de parasitas, a vermifugação periódica evita infestação.

 

3. Doença da Arranhadura do Gato

Essa doença é causada por uma bactéria presente na saliva e nas unhas dos felinos. Essa bactéria é transmitida para o gato pela pulga.

Mas atenção, somente os animais contaminados podem contaminar, caso contrário, nenhum arranhão vai causar a doença.

 

 

4. Raiva

A Raiva é uma zoonose causada por um vírus, causador de uma doença extremamente letal, muito grave. É transmitida ao ser humano por contato de saliva, mordidas, lambidas em feridas ou arranhões, por menor que seja.

 Como evitar

Para proteger seu animal de estimação dessa contaminação vacine ele contra a raiva.

 

 

5.Leptospirose

A Leptospirose é uma doença muito grave transmitida por bactérias que são encontradas na água ou comida, normalmente transmitidas por animais doentes. E para quem pensa que é só o rato quem transmite a doença, está muito enganado, cães contaminados também podem transmitir a doença para outros animais e seres humanos.

 Como evitar

Além de procurar manter o ambiente sempre limpo e desinfetato e eliminar apresença de ratos, os animais devem receber a vacina contra Leptospirose.

Caso o animal seja contaminado, leve-o ao veterinário o mais rápido possível e inicie o tratamento imediatamente, tomando o cuidado para evitar a contaminação.

 

De fato existem algumas doenças que podem ser transmitidas dos animais de estimação para os homens. Porém, isto nunca deverá ser usado como justificativa para abandonar um bicho. Cuide da saúde do animal, de carinho, atenção e não existirão motivos para preocupação. Você, o bicho de estimação e toda a família estarão protegidos.

 

Essa e muitas outras matérias você encontra na Revista Pocket Fashion!

fonte: Dicasdemulher 

Veja também