Guia definitivo de cuidados com o cabelo no inverno

Você sabe como cuidar dos seus fios nessa estação? Confira as dicas

 

Que cuidados com os cabelos não são bobagem a gente já sabe, mas você sabe como cuidar dos seus fios no inverno?

Com o passar das estações do ano os cabelos precisam ter um cuidado à mais. As mudanças climáticas do inverno trazem dois vilões da estação, uso excessivo de secador e água quente, essa dupla prejudica não só os fios mais também o couro cabeludo. Dermatologistas, cabelereiros e engenheiros químicos dão dicas de como se prevenir dessa duplinha, para você ficar com seus cabelos lindos e saudáveis nessa estação.

Você conhece o teste do espelho? O teste funciona da seguinte forma, quando você for tomar banho repare no espelho, se ele estiver pouco embaçado significa que a água está boa para lavar o cabelo, a temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, a cima de 60 graus o espelho ficará muito embaçado, assim você pode saber que a água não está em boas condições para lavar os fios.  “Água quente agride o couro cabeludo que produz mais oleosidade para se defender, o que pode provocar dermatite seborreica, além de ressecar os fios, que ficam ásperos”, fala a dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo.

Outro truque que ajuda o cabelo a enfrentar o clima é tomar banho em duas etapas, explica Wesley Nobrega, cabelereiro do Allumê Sallon, em São Paulo “Se for difícil evitar água quente, um truque é tomar banho primeiro e depois lavar o cabelo na água morninha, afastando o corpo da ducha’’.

Modo correto de usar o secador no inverno, com a pressa do dia a dia, temos que correr contra o tempo, a gente põe a temperatura do secador no máximo danificando e muito o couro cabeludo.  “Temos que ter cuidado, pois esses aparelhos estão cada vez mais potentes. Escolha a temperatura morna e mantenha uma distância de cerca de 30 cm da cabeça”, ensina Camila Cerdeira, engenheira química especialista em cabelo, da K. Pro.

Que a mulherada gosta de arrasar no visual a gente já sabe, mas o cuidado com o uso de gorros e boinas é fundamental. “Eles até podem deixar o look mais estiloso, mas se o cabelo estiver sujo, vão contribuir para aumentar a oleosidade do couro cabeludo, principalmente se o uso for diário e por muitas horas”, alerta o cabelereiro, Wesley Nobrega.

Gostou das dicas? Agora é só mandar ver nos cuidados com os cabelos, para esbanjar fios saudáveis e bonitos.

Fonte: Revista Vogue

Veja também