Implantes dentários, a evolução por Dr. Leonardo Pedroso Niehues

Novas tecnologias trazem mais facilidades, rapidez e menores custos

Por muito tempo o tratamento de reabilitação oral com implantes dentários geravam medo e trauma nos pacientes que eram submetidos a esse tipo de procedimento. Com a evolução dos materiais e das técnicas disponíveis, ficou mais rápido, fácil e acessível para os pacientes que sonham em recompor a estética dos seus dentes com implantes dentários.

Preenchendo espaço de dentes ausentes perdidos por diversos motivos, como: cárie, doença periodontal, trauma, agenesia (ausência do permanente na dentição), entre outros, os implantes dentários reabilitam a função e a estética do sorriso, podendo envolver um dente, múltiplos elementos dentais ou todos os dentes.

Anteriormente era levado em conta apenas a função exercida pelos implantes, entretanto, na atualidade só se diz que um tratamento alcançou o sucesso quando atinge a função, a estética e a satisfação do paciente.

Com relação ao tempo de tratamento, em muitos dos casos, o paciente chega para fazer a exodontia de um elemento (extração) e pode já sair com o implante instalado e o dente provisório fixo nele no mesmo momento, num procedimento tranquilo, sem traumas cirúrgicos extensos.

Em outros casos, o paciente chega sem nenhum elemento na boca e 24 horas depois da cirurgia pode estar com os tão sonhados dentes fixos aos implantes.

Com o avanço da tecnologia, existe a opção de fazer a cirurgia guiada por um software de computador que faz todo planejamento de maneira digital e após a confecção de um guia cirúrgico, numa impressora 3D,  permite que o implante seja inserido no local pré-determinado sem que o paciente sofra qualquer corte nem precise tomar pontos ao final. A prótese é instalada no mesmo momento. Isso torna um procedimento bem menos mórbido, com menores riscos de complicações e maior precisão.

Estes são apenas alguns benefícios do “maravilhoso mundo dos implantes dentários”, mas que vão muito além do que foi abordado ao longo dessa matéria. Para saber qual a opção de tratamento mais adequada para o seu caso, é importante consultar um especialista na área para fazer uma avaliação eficiente e que vai orientar a melhor conduta para que o sucesso da reabilitação seja atingido.

Texto: Dr. Leonardo Pedroso Niehues

CRO/SC 12.508

Especialista em Prótese Dentária

Especialista em Implantodontia

Veja também