Pele após os 40: fuja das rugas e marcas de expressão

Hábitos e tratamentos que suavizam as ações do tempo e dificultam o envelhecimento

 Conforme a idade avança muitas mudanças ocorrem no nosso corpo e temos que nos habituar e aderir aos cuidados necessários. A partir dos 40 anos, principalmente, os cuidados com a pele devem ser redobrados.

Nesta idade, as linhas de expressão se tornam mais frequentes assim como as rugas e manchas se tornam mais evidentes. Isso porque a produção de estrógeno (hormônio que é responsável pela hidratação da pele) diminui o que acaba deixando a pele mais seca e menos elástica, além da diminuição de colágeno que causa a flacidez principalmente nas regiões ao redor dos olhos e no pescoço.

Mas se você pensa que não há nada a fazer sobre isso está completamente enganada! Alguns hábitos simples podem suavizar esses sinais. Confira:

 

Cuidados diários

1. O protetor solar é seu melhor amigo, mesmo em dias nublados. Usar ele todos os dias é indispensável para prevenir manchas, rugas e até câncer de pele.

2. Quanto aos cremes, procure aqueles com vitamina A,C, e E que melhoram  a hidratação. Para a área dos olhos, o creme precisa ter ingredientes como dimethicone e peptídeos de arroz ou soja.

 

Para aplicar o creme Massageie o rosto:

 -Na área da testa, queixo e pescoço em movimentos de baixo para cima; 
- Nas maçãs do rosto e nos olhos os movimentos são de dentro para fora.

3. Retire a maquiagem sempre antes de dormir, já que a pele mais sensível possibilita a aparição de manchas por causa da make, pois o cosmético acaba impedindo a pele de respirar.

4. Cosméticos ricos em vitaminas C e E combatem as manchas e estimulam a produção de colágeno, mas antes de comprar algum produto procure seu dermatologista, ele vai indicar o produto certo para sua pele. Laranja, limão, abacaxi, acerola, rúcula e espinafre são fonte de vitamina C. Quanto a vitamina E você encontra em gema de ovo, vegetais folhosos e óleos vegetais.

5. Às vezes, problemas de pele são causados por alterações hormonais, procure um ginecologista ou endocrinologista para tratar ou até prevenir.

 

Tratamentos feitos por especialistas
 

1. Procure fazer limpezas de pele mensalmente, isso melhora a aparência da pele além de livrar você de algumas camadas com manchas e células velhas, melhorando a respiração dos poros. 
O Peeling também é um aliado para remover as manchas e estimular a produção de colágeno.

2. Técnicas como Botox (que atua nas rugas e linhas de expressão), e o preenchimento (que é utilizado para aumentar o volume de determinada região facial ou corrigir contornos) são opções viáveis, mas que precisam ser realizados com um profissional de confiança.

Seja estético ou caseiro, procure sempre um dermatologista para auxiliar no tratamento, respeite a risca as suas indicações já que o exagero de produtos e cosméticos pode causar irritações ou até piorar o problema. Tome cuidado com produtos que dizem combater o envelhecimento, mas não tem os componentes necessários para esse tipo de tratamento.

Aproveite as dicas e faça tudo para seu bem estar, lembre sempre que menos é mais e evite exagerar na preocupação. A naturalidade é, acima de tudo, a forma mais bonita de ser cuidar.

 

Informações: mdemulher

Veja também