Pés exigem cuidados especiais no inverno

Comprar um calçado com um número maior é uma dica para não apertar os pés

As baixas temperaturas agridem os pés, por isso eles devem ter um cuidado especial. Segundo a podóloga Sônia Cardoso, no inverno é comum optar por meias mais grossas para esquentar os pés e utilizar sapatos fechados, mas alguns cuidados são importantes.

 

“Se a pessoa tem uma curvatura na unha por motivo de encravamento, se colocar uma meia grossa sentirá dor na unha. O ideal no inverno é comprar calçados com uma numeração maior para poder usar com meias grossas sem prejudicar os pés”, comenta a podóloga.

 

Conforme Sônia, depois do banho as pessoas não devem secar os pés com a toalha de banho. “A frieira surge por causa da secagem inadequada. O correto é secá-los com um papel higiênico ou um papel toalha e sempre no meio dos dedos. Se a pessoa tiver algo nos pés, secando com a toalha de banho, ela pode passar alguma doença para o corpo”, relata.

 

De acordo com a especialista, não é aconselhável tirar as cutículas, nem passar esmaltes nas unhas dos pés. “Se tirarmos a cutícula, aquela unha irá ficar aberta, sem proteção, e aí pode entrar algum bichinho e causar alguma doença. O certo é fazer só uma raspagem para tirar o excesso de cutículas. As unhas também precisam respirar, por isso é sempre bom deixá-las um tempo sem esmaltes”, afirma Sônia.

 

Outra dica para manter os pés bem cuidados, de acordo com a especialista, é fazer uma esfoliação após o banho e passar um hidratante uma vez por semana.


* Portal Satc - Bruna Mendes

Veja também