Prótese de Mama - conheça a técnica Dual-Plane

Tire as principais dúvidas sobre esta prótese com o cirurgião Dr. Samuel Orige

A Mamoplastia de Aumento é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil atualmente. Antes da intervenção é preciso analisar o biótipo (altura, largura do tórax e tamanho das mamas da paciente) e as referências anatômicas da paciente (o sulco mamário, mamilos, osso esterno e clavícula), além da escolha do tamanho e perfil da prótese a ser utilizada.

A técnica, denominada Dual Plane ou Duplo Plano foi desenvolvida visando prevalecer a regra número um em cirurgia de implante mamário, ou seja, a melhor e maior cobertura de tecidos ( pele, gordura, glândula mamária e músculo ) e consiste em colocar a prótese em um espaço em que ela seja quase impalpável externamente, que suas características (superfície, bordas, ondulações) não sejam aparentes com o passar dos anos (ou que estas sejam de menor ocorrência do que na técnica subglandular).

Desta forma, a prótese é colocada parcialmente abaixo do músculo peitoral maior e parcialmente abaixo da glândula mamária. Assim é possível obter benefícios de uma técnica (subglandular e submuscular), reduzindo alguns problemas das duas quando realizadas isoladamente. A Técnica Dual-Plane permite a colocação de volumes maiores, mantendo resultados naturais.

Apesar de apresentar maior indicação em pacientes magras e com mamas pequenas, o benefício se estende a uma grande variedade de pacientes, inclusive aquelas que apresentam flacidez mamária.

Com a Técnica Dual-Plane é possível a colocação de volumes maiores preservando resultados mais naturais, diminuindo o risco de ter as bordas do implante palpáveis e menor risco de contratura capsular.

 

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A CIRURGIA DE PRÓTESE DE MAMA:

 

O PÓS OPERATÓRIO É DOLOROSO?

Geralmente NÃO. Este pós-operatório é bastante confortável, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventualmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os analgésicos receitados pelo seu médico. Evite a automedicação!

 

 MINHAS MAMAS FICARÃO COM ESTRIAS?

Apesar de ser raro, isso pode sim ocorrer quando as próteses implantadas forem muito grandes. Para evitá-las, é aconselhável hidratar as mamas antes e depois da cirurgia.

 

 VOU TER DE TROCAR AS PRÓTESES DE SILICONE DEPOIS DE UM TEMPO?

Antigamente, as próteses duravam em média dez anos. Hoje, com os avanços tecnológicos, elas devem ser trocadas, em média, após 20 anos devido ao seu desgaste natural.

 

O SILICONE ATRAPALHA A AMAMENTAÇÃO?

Não, já que a prótese fica localizada abaixo da glândula mamária ou abaixo do músculo peitoral. Logo, a glândula fica livre para produzir leite normalmente.

 

VOU AUMENTAR A FIRMEZA DOS MEUS SEIOS APÓS COLOCAR PRÓTESE DE SILICONE?

Como os implantes têm consistência maior do que as mamas, logicamente a firmeza aumentará com a colocação deles. Mas vale lembrar que o resultado final da firmeza dos seios, vai depender também da consistência da glândula existente, que se somará à prótese. Quem tem mamas muito pequenas, ficará com os seios mais firmes, já que a consistência que irá dominar é a da própria prótese.

 

O SILICONE ATRAPALHA A MAMOGRAFIA?

Os implantes de silicone não atrapalham a realização de exames como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética. Mas se os implantes forem muito grandes, pode haver alguma dificuldade na compressão dos seios, diminuindo a qualidade das imagens obtidas e prejudicando o resultado do exame.

 

Dr. Samuel C. Orige - CREMESC 17902

Cirurgião Plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Consultórios em Araranguá (48) 3524-3980 e Criciúma (48) 34380817

Veja também