Truques da vovó que funcionam

Segundo especialistas, algumas dessas dicas são totalmente válidas

Desde levar o guarda-chuva porque vai chover até os segredos mais inusitados de beleza, nossas avós sempre nos ensinaram dicas infalíveis para sobrevivermos ao dia a dia. Não é à toa que muitas delas são impecáveis até hoje sem muitos recursos. Confira alguma das dicas que são totalmente válidas.

 

1. Legumes como tônico para hidratar o rosto

 

Além do pepino para combater as olheiras, existem outros benefícios que podemos obter com produtos da nossa geladeira. Por exemplo, a água de cozimento do repolho, espinafre, couve ou brócolis, pode servir como um excelente tônico para a pele.

 

Segundo a dermatologista Gabriella Vasconcellos, esses vegetais contêm ácidos que diminuem o inchaço e a retenção de líquido na região dos olhos, melhorando e muito as olheiras. De acordo com a especialista, a eficácia é maior com a união de uma noite bem dormida e de uma alimentação balanceada.

 

Como fazer: Após cozinhar os vegetais, leve a água de cozimento à geladeira. Quanto atingir uma temperatura baixa o suficiente, aplique o líquido na pele.

 

2. Elimine suas olheiras com batatas

 

Quer evitar o corretivo e amenizar as olheiras de forma natural? As batatas são ótimas aliadas. Elas possuem propriedades calmantes que vão diminuir as olheiras e melhorar o aspecto do rosto, principalmente quando geladas, já que os “vasinhos” da região ficarão diminuídos, melhorando seu visual.

 

Como fazer: Amasse uma ou duas batatas inglesas, até formar uma papa, gele-as e aplique na região por cerca de 15 minutos. Ela em fatias também funciona, mas vale trocar o pedaço a cada 5 minutos.

 

3. Chás para cuidar da região dos olhos

 

Os chás também são ótimos para amenizarem os efeitos das noites de sono mal dormidas, principalmente os de camomila. Isso porque ele possui ação calmante e anti-inflamatória, ajudando a diminuir a pigmentação escura das olheiras. “Compressas frias deste chá contraem os vasos sanguíneos, tendo efeito clareador sobre a região”, indica a dermatologista.

 

4. Vaselina para ter a pele lisinha

 

A vaselina é um hidratante eficaz, pois forma uma espécie de camada protetora por cima da pele. Segundo a Gabriella, ela auxilia na recuperação da hidratação da pele, devido ao seu grande teor de antioxidantes e minerais, como magnésio e potássio. A dermatologista ainda dá a dica: use o produto nos joelhos e cotovelos, por serem regiões mais secas.

 

5. Diminua os poros com água gelada

 

Os poros revelam quando o rosto está cansado. Aplicando água gelada no rosto, ela ‘apertará’ a pele e os poros temporariamente, isso porque contrairá os vasos sanguíneos. “O mais importante é saber que a água gelada deve ser aplicada ao rosto depois que ele estiver 100% limpo, com sabonete facial e os tônicos de limpeza”, indica a especialista.

 

6. Tenha a pele hidratada com abacate

 

Sabe aquele abacate que já está aberto na sua geladeira? Aproveite-o para fazer uma máscara facial que deixará seu rosto hidratado e sem vermelhidão. A dermatologista confirma a eficácia: “Por ser rico em vitaminas A e C, o abacate ajuda a hidratar e a nutrir a pele. Ele é ótimo para estimular a produção de colágeno no rosto, atuando no antienvelhecimento”.

 

Como fazer: Amasse bem o abacate e espalhe-o pelo rosto, deixando por cerca de 20 minutos. Ao final do processo, enxágue a pele com água morna.

 

Vale lembrar que a eficácia das técnicas pode variar de acordo com o tipo de pele ou de cabelo de cada mulher. Além disso, não dispense a ida a um especialista para ter orientações mais específicas ao seu caso.

 

Moda It

Veja também