Tutorial: make perfeita

Make up artistic, Fábio Chiamenti, ensina truques para acertar na maquiagem

A maquiagem é melhor amiga das mulheres. Usada para dar aquela disfarçada nas olheiras, um up no visual ou corrigir imperfeições na pele, ela tem o poder de levantar a autoestima e até mesmo transformar as pessoas. Mas desde que seja bem feita. O make up artistic de Araranguá, Fábio Chiamenti, revela que fazer uma boa maquiagem caseira é possível, porém é preciso ter bom senso.

 

O primeiro passo para a mulher poder se maquiar em casa é ter os apetrechos necessários. De acordo com o profissional, primer, base, pó, blush, sombra, delineador, rímel, lápis de olho e batom são itens indispensáveis para uma make básica do dia a dia. Já para à noite, ele complementa com contorno, iluminador e sombra.

 

Como fazer uma maquiagem para o dia a dia?

 

Que durante o dia a make deve ser mais natural, não é novidade para ninguém. Mas é na hora de aplicar que surgem as dúvidas. Chiamenti ensina que primeiro se deve limpar o rosto com um tônico facial. Em seguida aplicar o primer* na região T (que é o nariz e acima das sobrancelhas), a base e depois o blush. Nos olhos, o lápis e rímel. E, nos lábios, batom.  "O segredo é optar cores mais leves, como tom de pêssego, marrom e rosa, mas vai muito do gosto de cada uma", explica.

 

*O que é o primer?

 

Muito se fala, nos dias de hoje, em primer, mas o que é e para que serve? Conforme o maquiador, o produto tem a função de preparar a pele para receber a base, disfarçar os poros e suaviza relevos da pele.

 

Como se usa? Depois de limpar a pele, antes da base. Se aplica mais na região T, que é o nariz e acima das sobrancelhas.

 

Para arrasar à noite:

 

Agora que você já sabe como maquiar seu rosto durante o dia, precisa saber como usar a make à noite. Os passos para a pele são os mesmos, porém o segredo é investir nos olhos.

 

Make nos olhos: passo a passo

1º: passe um primer para os olhos ou fixador de sombras para potencializar a cor da sombra.

2º: marque o côncavo com um marrom terra ou tijolo (que vai puxar as cores quentes da sua pele).

3º: faça um V no canto lateral do olho com preto opaco e esfume com o marrom.

4º: ilumine a sobrancelha com uma sombra bege opaca. Na pálpebra móvel, uma cor de sua preferência. Na foto, foi usado  o dourado gliterizado.

5º: Passe o delineador e lápis dentro e fora da linha d"agua do olho.

6º: finalize com o rímel ou cílios postiços, que são muito bem vindos. Preencha a sobrancelha e deposite o dourado no canto interno do olho.

 

Fábio lembra que se a mulher não tem experiência, o recomendado é fazer a maquiagem mais básica. Para quem gosta de seguir as cores que estão em alta, ele recomenda os tons de vinho, fúcsia (rosa puxado pro roxo) e marrom.

 

Da redação - Filipe Gabriel Teixeira

*Esta e outras matérias você encontra na 48ª edição da revista Sul Fashion!

Veja também